Memes literários

01abr08

 Livros…Ô coisa boa!

O Jorge, do Recanto das Palavras, me indicou um MEME literário. Achei que seria fácil fornecer uma resposta…ledo engano! Tão difícil escolher! Todos os livros que li, imediatamente após serem lidos, tornaram-se parte de mim mesma, assim, são todos eles queridos, uns mais que os outros, por questões óbvias. Resolvi então relacionar os primeiros quinze que surgirem em minha mente, seguem:

1) Relações Perigosas, de Choderlos Laclos,
2) Crime e Castigo, de Dostoievski,
3) Almas Mortas, de Gogol,
4) Anna Karenina, de Tolstoi,
5) O vermelho e o negro, de Stendhal,
6) Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne,
7) Vinhas da Ira, de John Steinbeck,
8) O Cemitério, de Stephen King,
9) Inferno, de Patrícia Melo,
10) O feijão e o sonho, de Orígenes Lessa,
11) Babbit, de Sinclair Lewis,
12) A mulher que escreveu a Bíblia, de Moacyr Scliar,
13) O mundo assombrado pelos demônios, de Carl Sagan,
14) Tratado do desespero e da beatitude (Viver – 2 vols), de André Comte-Sponville,
15) A Razão Cativa, de Sérgio Rouanet,

Acho que é só 🙂

Indico este MEME para os amigos:

Santaum, Criador da Cabala Santuniana,
Revy, Comedor de lasanha- discordiano-mor,
Gasparetto, O poeta
Daí, a poetisa

Já o Santaum, do site homônimo, me convidou para o MEME “Cinco ótimos livros e 1 que pode apodrecer na estante”.

Bom, tendo que eleger apenas cinco (muito pouco!), escolho os números 13, 14, 15, 3 e 7 (exatamente nesta seqüência). Quanto ao que apodreceria na estante….isso é difícil, viu? Pois de tudo o que lemos tiramos algum proveito….Não dá pra criticar algum livro, p.ex, sem antes tê-lo lido. Assim, não deixaria nenhum apodrecendo, no máximo trocaria por outro de meu gosto.

Devolvo o Meme para:
Gaspar, O poeta
Daí, a poetisa
Jorge, do Recanto das Palavras

Pensei em convidar o Capitão Nascimento do Ceticismo……hum…pensando bem, melhor não! 😉 

Se algum dos amigos supra não desejar participar, peço desculpas.
Abraços!

6 Responses to “Memes literários”

  1. 1 Daisy

    Vou tentar 🙂

  2. E que diferença faz como dizemos?

    Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume.

  3. 3 letrasbelas

    Será que ao invés de lermos muitos livros ou dizermos que lemos tal e tal coisa ou assunto seria melhor entender a literatura como vivência? Ao invés de dizer “eu li” poderiamos dizer então “eu vivi”?

  4. 4 Du

    Gostei da sua lista! 😀

    Beijos e bom dia!

  5. Fátima,

    Já indiquei os livros para ler e o para não ler. 🙂

  6. Obrigado por estender o meme Fátima…