IURD se irrita com comentário de Magistrado

10mar08

 Sessão de Descarrego

Pois é, usar um programa de televisão (‘Fala que eu te escuto’) para ‘demonizar as religiões de matriz afro’, expondo todos os seus adeptos à desconfortável situação de serem associados à figura ‘maligna’ do diabo cristão, pode; mas quando a IURD é chamada, de ‘Império Econômico’, daí não pode…..Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

Em apelação encaminhada ao Tribunal de Justiça de São Paulo, a igreja do bispo Edir Macedo reclamou de comentário feito pelo juiz Guilherme da Costa Manso Vasconcellos, da 2ª Vara Cível do Guarujá, no litoral paulista. Ele condenou a igreja a indenizar em R$ 30 mil um motorista que se disse vítima de espancamento no interior de um dos templos da Igreja, durante a chamada sessão de descarrego, em dita sentença, teria afirmado o Magistrado ‘a quo’:

“A ré, Igreja Universal do Reino de Deus, é um verdadeiro “império” de grande poderio econômico, utilizando-se da fé das pessoas, principalmente das mais humildes, para crescer assustadoramente e enriquecer seus “colaboradores e pastores”, que passam a galgar pretensões políticas e cargos eletivos no Legislativo”

A manifestação deixou o povo da IURD ‘fulo da vida’; por meio de sua advogada, alegaram que dito texto do magistrado poria à nu sua imparcialidade.

É, mas os Magistrados não ‘caíram nessa conversa’, na opinião do desembargador Dimas Carneiro, relator do processo, o comentário feito pelo juiz de Guarujá não induz a nenhuma conclusão sobre sua alegada parcialidade. Segundo o desembargador, o trecho da sentença pinçado pela defesa não teria importância jurídica para a fundamentação da decisão de primeiro grau.

Apesar de não aceitar o argumento da defesa da IURD contra a manifestação do juiz de Guarujá, a 5ª Câmara de Direito Privado do Tribunal reformou a sentença e livrou a Igreja de pagar R$ 30 mil ao fiel. O fundamento foi o de falta de provas. Cabe recurso.
O caso

O motorista Luiz dos Santos Semente acusou a IURD de agredi-lo violentamente durante um culto. Segundo Luiz, sua mãe conseguiu convencê-lo a participar de uma das sessões da Igreja. Como era novato, foi chamado a ir até a frente, junto ao pastor. Nesse momento, segundo a versão contada pelo motorista, ele foi imobilizado por um golpe de gravata e passou a ser surrado violentamente.
As agressões no rosto sangraram o queixo do motorista, que foi levado pelo grupo de discípulos para um corredor e deixado no local. Luiz foi socorrido pela mulher e pela mãe, que ligaram para a Polícia. O motorista foi levado ao hospital e depois à Delegacia, onde fez a queixa e depois foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, para exame de corpo de delito.
Luiz entrou na Justiça com pedido de indenização por danos morais. Sustentou no processo que a Igreja Universal do Reino de Deus o expôs ao ridículo e ao constrangimento diante de centenas de fiéis. A IURD se defendeu alegando que a versão do episódio contado pelo motorista era “surreal e inverídica”. E ainda: que as provas apresentadas não sustentavam os fatos apresentados por ele.
Em primeira instância, o juiz do Guarujá aceitou a tese da suposta vítima. Ele entendeu que o motorista sofreu constrangimento, na base de agressões praticadas por membros da Igreja.
O juiz entendeu, ainda, que a agressão coletiva poderia ser descrita como “um verdadeiro linchamento”, físico e moral de extrema gravidade que deveria ser coibido com rigor. Por isso, determinou o pagamento de indenização de R$ 30 mil.
O Tribunal de Justiça de São Paulo reformou a decisão com o fundamento da total ausência de provas. Para a turma julgadora, o processo foi mal instruído, sem documentos importantes como a cópia do laudo de exame de corpo de delito. Segundo o relator, o boletim de ocorrência, teria valor de prova relativo porque seu conteúdo teria apenas declaração unilateral da vítima e as testemunhas ouvidas nos autos deram versões imprecisas.

Fonte: Consultor Jurídico

Comentário:

Ressalto que os magistrados de segunda instância deram provimento ao recurso proposto pela IURD por entenderem que inexistiam nos autos provas insuficientes do ato ilícito.

Lembrando que são elementos para a responsabilidade aquilina: a) ação ou omissão do agente, b) dano suportado pela vítima, c) nexo causal entre a ação do agente e o dano sofrido.

Para saber mais: Responsabilidade Civil

Quanto ao ritual em si, só tenho a questionar o seguinte: considerando que as religiões cristãs têm como principal ‘arma’ para angariar adeptos as ameaças de inferno e a influência do ‘cramulhão’, sinceramente não entendo o quê os leva a ter essa ‘ânsia’ de expulsar demônios à qualquer custo. Quanto mais melhor, não? Se todos os ‘demos’ forem expulsos de todos os humanos, não haverá mais a necessidade de ditos ‘descarregos’ e, conseqüentemente, o ‘rico’ dinheirinho das doações não mais pingará…!

Anúncios


10 Responses to “IURD se irrita com comentário de Magistrado”

  1. 1 servo de Deus

    Prezada Fátima, como vai? Permito-me fazer algumas ponderações.

    Os versículos exteriorizados no seu comentário, dizem respeito à antiga ordem, ou seja, velho testamento, portanto não tínhamos a figura de Jesus Cristo( Filho), nem tampouco o Espirito Santo de Deus dentro daqueles que confiavam na verdade de Cristo.

    Dessa forma, o próprio Deus escolhia um sacerdote e falava diretamente com ele, que, por sua vez, reportava a mensagem para o resto do povo, como por exemplo, Móises. Como você sabe, no velho testamento, funcionava à luz da lei de Moisés intitulada como “olho por olho e dente por dente”. Assim, matava, teria que morrer; adoravam outros deuses, morriam, etc.. Deus sempre foi justiça, o homem que inflingia e/ou descumpria a lei.

    No velho testamento, o homem para remir os seus pecados teria que oferecer sacríficios a Deus, isso está escrito na lei de Moisés que como bem sabe toda lei tem de ser cumprida. Com isso, o homem teria que sacrificar o cordeiro, novilho, etc…, e como o sangue derramado daquele animal os pecados eram perdoados.

    Repito, toda esta dinâmica do velho testamento estava escrita na lei de Moisés, logo o homem não era pego de surpresa, ao contrário descumpria a lei e pagava por isso. Conclui-se que Deus não era “psicopata” conforme diz a Fátima, e sim JUSTO. O homem que sempre desobedeceu as ordens de Deus, naquela época consubstanciada nas leis, principalmente adorando deuses falsos. Fátima, você como conhecedora da Bíblia, sabe muito bem o que Deus fez quando tirou o homem da prisão do Egito e a retribuição deste homem após sua libertação.

    Neste contexto , Deus é bom e justo. Contudo, Deus tentou usar vários homens, porém todos falharam, sem excecão. AGORA VEM A BOA NOTÍCIA.

    João 3-16 ” Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

    Fátima, não sei se você tem filhos, mas pergunto-lhe; daria seu filho para morrer pela humanidade? Certamente não, ou seria intitulada de “psicopata”.

    Agora Fátima, acabou a velha ordem; Jesus veio como homem, apesar de ser o próprio Deus, morreu por mim e por você, derramou todo o seu sangue naquela cruz( lembra-se que antes derramava-se o sangue de animais para remir pecado, o próprio Jesus Cristo derramou seu sangue na cruz do calvário para a remissão dos pecados do mundo) DEUS É BOM!

    Tenho outra boa notícia pra te entregar; JESUS CRISTO RESSUSCITOU ao terceiro dia, com isso o véu se rasgou, ou seja, lembra-se que antes Deus escolhia alguns sacerdotes, agora todos nós temos livre acesso a Deus, por intermédio de Jesus.

    Não precisamos mais matar animais para sermos perdoados e outra BOA NOTÍCIA Deus é misericordioso, e a sua misericordia se renova a cada manhã! Não mata o homem mais, ao contrário o próprio homem se mata. Imagina, se Deus estivessemos sob a égide da velha aliança, creio que nem estaríamos tendo a oportunidade de conversar. Imagina, antigamente se alguém chamasse Deus de “psicopata” creio que nem terminaria de pronunciar e já estaria morto.

    Hoje, Deus está pronto para exarar o perdão para nossas vidas, VIVEMOS NA NOVA ALIANÇA, esqueça Fátima os sacrifícios deoutrora, Jesus já os fez pra você.

    Outra BOA NOTÍCIA, Jesus deixou pra gente o ESPÍRITO SANTO DE DEUS que habita naqueles que aceitam Jesus como único Senhor e Salvador de suas vidas.

    Portanto, precisamos apenas aceitar Jesus, reconhecê-lo em nossas vidas como único, Fátima Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém chega a Deus, senão por Ele(jesus).

    Fátima, esqueça a velha ordem, e aceite Jesus na sua vida, dê uma oportunidade para você mesma, leia a biblia e peça pra Deus lhe direcionar, te dar entendimento da sua palavra que é viva e eficaz, LIBERTA, TRANSFORMA E RESTAURA.

    CUIDADO FÁTIMA, Deus nos revela em sua palavra em 1Gálatas 1-6/7 que ” Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo”.

    Fátima, esqueça das religiões que comercializam a fé, vendem bênçãos, fazem da fé das pessoas, um meio de auferir lucro, ou de uma forma ou de outra não ensinam o homem à cuidar da sua alma. E principalmente não ensinam a essência do evangelho que é Cristo.

    RELIGIÃO, seja ela qual for, evangelica, católica, etc….. somente afastam o homem de Deus, o que aproxima o homem de Deus não é a reliogidade e SIM JESUS CRISTO E O ESPIRÍTO SANTO DE DEUS.

    Faço-lhe um convite Fátima, não para professar uma religião e sim para entregar seu coração e todo o seu “eu” a Jesus Cristo e certamente sua vida vai mudar pra melhor. Leia Romanos 10-9.

    De mais a mais, um grande abraço Fátima e que Jesus Cristo de abençõe com toda sorte de bênçãos.

    Att,

    Douglas- servo do Deus Altissímo.

  2. 2 Andrey

    Puxa cinseramente muitas coisas que a Fatima disse eu nao concordo, mas quem sao vcs p/ falar que ela entende da bibilia oque ela quer … se vcs nao procuram nen entender simplismente vao pela cabeca do pastor que procurar ”formatar” a bibilia da maneira que o previlegia!
    Acho que cada um tem sua crenca e nao e IURD, Deus e Amor, assembleia ou oque for que tem o direito de se por no lugar de Deus passando por cima de algo que vcs mesmos tanto prezam que e a bibilia pois vamos lembrar de uma passagem
    ” Nao julgues para nao ser julgado” entao quem e Edir Macedo p/ escerver um livro que do inicio ao fim demonisa outras religioes como se ele fosse o proprio Deus!” Orixas caboclos e guis anjos ou Demonios”
    Eu acho q nao apenas os evangelicos, evangelicos nao pq isso ate eu sou (me considero Umbandista) eles se alto denominam um destaque como evangelicos, mas como muitas pessoas seja de qual religiao , dei o ex Do Macedo pelo seu livro e nao nd contra sua religiao pois cada um com a sua, devem se enxergar e ver que nao podem descrever a bibilia ou qualquer livro que nao tenha sido escrito por eles pois so quem sabe o significado ao certo e quem o criou, segundo eles Deus e que eu saiba ele ainda n veio p/ dizer que tal religiao esta certa ou tal errada, mesmo pq a base da certeza e o Bem a base de Deus e o bem e nao isso td que eles dizem pq o unico certo e Deus e os unicos livres sao aqueles que ” tiram primeiro a trave do proprio olho p/ depois querer tirar o cisco do olho do proximo”.
    Espero mesmo que ninguen tenha se ofendido
    obrigado… e por favor reflitam!


  3. Oi, meu caro..

    elamo@ig.com.br | 201.29.148.16

    Adorei a profundidade de teus comentários, chefinho. Sério, adorei mesmo.

    Agora, deixe de falácias e tenta explicar o que postei para o João Oliveira.

    Tenta, vai!

  4. 4 Elias

    e ainda se sente no direito de exigir explicações………

  5. 5 Elias

    coitada desta Fátima…e ainda retorce a palavra de Deus ou seja entende da forma que ela quer

  6. Este lixo chamado “Fala Que Eu Te Escuto” é uma bosta!

    E já rolou barraco no ar por causa dele. hehehhe

    http://ceticismo.wordpress.com/2007/01/29/bispo-da-universal-leva-sermao-no-ar-de-professora/

  7. João Oliveira:

    Psicopata é este DEUS descrito na Bíblia. Duvida? Veja e explique (se puder) as seguintes passagens:

    Êxodo:

    Adquira alguns animais, mate-os, pique seus corpos, queime as carcaças, e espalhe seu sangue ao redor – precisamente como Deus lhe manda. Pode não curar o doente, mas irá fazer Deus se sentir bem. 29:11-37
    A mão direita de Deus despedaça as pessoas. 15:6
    Deus ordena aos filhos de Levi (Moisés, Arão, e os outros de tribos que estavam do lado de Deus) que “mate cada um a seu irmão”. “E caíram do povo, aquele dia, uns três mil homens.” 32:27-28

    Levítico:

    Deus dá instruções detalhadas de sacrifícios de animais. Tais rituais sangrentos devem ser importantes para Deus, julgando o número de vezes que ele repete as instruções. Do primeiro ao nono capítulo do Levítico, podem ser resumidos da seguinte forma: Adquira um animal, mate-o, jogue o sangue ao redor, corte o animal morto em pedaços, e queime para um “cheiro suave ao SENHOR.” 1 – 9
    Cuidado com o que você come. A gordura e o sangue são para Deus. 7:18-27

    Depois que uma mulher der à luz, um cordeiro e um pombo serão oferecidos pelo pecado. Isto porque ter crianças é pecado e Deus gosta quando animais são mortos para ele. 12:6-8

    Números:

    Deus diz para Moisés que expulse do acampamento “todo leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto.” Assim, pelas instruções de Deus, o doente é abandonado e deixado para sofrer e morrer só. 5:1-4

    Deus dá mais instruções para o ritual de matança de animais. O cheiro de carne é um “cheiro suave ao SENHOR.” 15:3, 15:13, 15:14, 15:24

    Quando um homem israelita trouxe uma mulher estrangeira para casa, Finéias (o neto de Arão) “tomou uma lança na sua mão… e os atravessou a ambos.” Este ato agrada tanto a Deus que “a praga cessou de sobre os filhos de Israel.” Mas antes disso 24.000 já haviam morrido. 25:6-9

    Sob as ordens de Deus, o exército de Moisés derrota os midianitas. Eles matam todos os homens, mas levam presos as mulheres e crianças. Quando Moisés vê os prisioneiros, ele diz furiosamente: “Deixastes viver todas as mulheres?… matai todo varão entre as crianças; e matai toda mulher que conheceu algum homem… Porém todas as crianças fêmeas que não conheceram algum homem… deixai viver.” Assim eles voltaram e fizeram como Moisés (e presumivelmente Deus) instruiu, matando todos com exceção das virgens. Deste modo salvaram-se 32.000 virgens – Veja! Deus tem um plano para salvar as virgens. 31:1-54

    Vá lá…..defenda esse Deus descrito no livro sagrado!

    (é cada uma que parecem duas)

  8. 8 João Oliveira

    Esse cara que comentou sobre a igreja Deus é Amor é um psicopata. Não tem noção das coisa de Deus

  9. Jorge:

    Essa eu não sabia e é realmente cômico, hehe!

    Aqui em Sampa, construíram a Igreja Deus é Amor bem na Avenida do Estado. É um templo monstruoso, tanto pela forma quanto pelo tamanho (deviam fazer uma lei proibindo construções de tamanho mau gosto, irc!).

    Mas o engraçado fica por conta de um detalhe: nas fachada do templo, logo no topo e contornando-o por inteiro, há um imenso…..ARCO-ÍRIS!

    E quem passa por ele não deixa de associar ao movimento gay daqui de sampa (Associação da Parada de GLBT).

    huahuahuahua 😉

    Beijo e obrigada pela visita.

    🙂

  10. Não sei se já comentei contigo, ou se foi em outro blog, mas há uma coisa muito engraçada em relação a Sede Mundial da IURD. Fica na atual Avenida Dom Helder Câmara e quando a sede lá foi instalada, a avenida era chamada de Suburbana.

    Alguém na prefeitura, com um espírito de bom-humor sensacional, rebatizou a avenida com o nome do bispo católico.

    Hoje, eles ou mantém Avenida Suburbana no endereçamento ou dão como endereço a rua da entrada lateral.
    🙂