De onde surgem as idéias?

06fev08

 Idéia

O Rev.Peterson, do excelente blog Orkuticídio em massa para adoradores de lasanha (sempre achei este nome incrivelmente pitoresco!), convidou-me a responder ao Meme de ‘onde surgem as idéias para as postagens?’.

Para responder à tal questionamento, teria eu de entender como funciona minha mente, coisa que, confesso, ainda não consegui.

Costumo defini-la como algo que tem vida própria, vira e mexe me pego ‘pulando de link-em-link’, ou melhor, de ‘pensamento-em-pensamento’.

Exemplos:
a) Filme = assisto um filme e, durante esta atividade, minha mente ‘foge’ para outros assuntos correlacionados, daí me pego ‘perdendo o fio da meada’ (e sem uma Ariadne que me dê um novelo de lã),
b) Revista = vejo uma revista, alguma matéria me chama a atenção. Pronto….minha mente fervilha com ‘mil-e-um’ assuntos derivados. Qual escolher? O artigo sobre o Jack, the ripper surgiu assim, da leitura da revista ‘mundo curioso’ (aliás, resumida por demais – tanto que resolvi escrever algo mais completo, pois o resumo era tão breve que descaracterizou a história toda!),
c) Livros = ah, eu leio, leio muito. Sou tão viciada em livros que torro boa parte de meus recursos neles. Mas o mais sério neste vício é que não e atenho à leitura de um de cada vez, acabo começando vários, lendo concomitantemente assuntos que nada têm a ver um com o outro. Daí surgem idéias, que variam de estapafúrdias a razoáveis (não penso ter tido ainda alguma idéia genial, hehe),
d) Conversas = as pessoas são magníficas! O contato humano é precioso… numa conversa despretensiosa podem surgir verdadeiras jóias mentais.
e) Internet = Tenho o péssimo hábito de abrir ‘trocentas’ janelas/guias. Fico lendo um monte de coisas, muitas vezes não co-relacionadas.

Finalizando: é necessário separar o ‘divagar’ do ‘pensar racionalmente’; no primeiro você pouco ou nenhum controle têm sobre o que lhe vêm à mente, o segundo é um ato racional e controlado, e deste último é que surgem as idéias realmente interessantes.

Abraços a todos!

5 Responses to “De onde surgem as idéias?”

  1. Ni !

    Você por aqui?
    Puxa, sinto-me lisonjeada!
    Obrigada pela visita e pelo comentário, abraços prá todo mundo aí!
    Seja bem-vinda e volte sempre.
    😉

  2. 2 Ni

    Venho sempre beber nessa fonte, estou sempre na moita (que lê mas não comenta), adorei eu tambem começo lendo um blog quando dou por mim estou no decimo quinquagéssimo quinto blog, rs, me perco na net e na noite, achando que dormir e um pecado com tantas coisas interessantes. Fá o seu blog e muito intenso e informativo, como vc, bjos

  3. Senhores! :

    É realmente curioso o modo como nossas mentes funcionam.

    Amigo Rev.:
    Já estava eu com saudades de ti!
    Abraços fraternos, quais caramelos! 😉

    André
    Tua visita sempre enriquece este meu recanto. Volte sempre!
    Abraços 🙂

  4. 4 Rev. Peterson Cekemp

    Muitas influências parecidas nós temos! Realmente, de muitas conversas eu também tiro posts, mas geralmente eu falo de uma forma mais “Meta” até sobre as próprias conversas =D

  5. No livro de contos “A Terra tem espaço” de Isaac Asimov, há um conto chamado “Brincalhão”. Nele há a sugestão de onde viriam as piadas.

    De repente, acontece a mesma coisa com os Blogs e Powerpoints… 😉