Este mundo tenebroso (?) Batalha espiritual.Prêmio: Só a humanidade!

02fev08

este-mundo2.jpg

“Este Mundo Tenebroso”

Frank E.Perretti 

É realmente curiosa a onda de livros que exploram a ingenuidade das pessoas. Religião, há muito, tornou-se sinônimo de exploração.

Todos os dias vemos templos sendo erigidos à custa do suor do trabalho de milhões de pessoas.

A maior parte das religiões, especialmente aquelas baseadas na bíblia, agrilhoam seus seguidores na base do terror: “se você não seguir direitinho o que consta no livro sagrado, Deus lhe mandará para o inferno”, conhecido e velho pensamento, não?

Todavia, observamos o surgimento e crescimento da chamada ‘Teologia da prosperidade’, (um dos aspectos mais esplêndidos -do ponto de vista do angariador das doações, claro), que, em resumo, aduz que: “se você seguir direitinho o que consta no livro sagrado – E pagar o dízimo/fazer doações – Deus lhe coroará de riqueza, prosperidade e saúde”.

Na minha leiga opinião, a maior parte das pessoas que se deixam levar por tal ‘teologia’, está, na verdade, se vendendo: não é possível comprar alguém se esta pessoa não estiver com ‘etiqueta de preço’.

Não olvido, porém, do fato de que milhões de pessoas encontram-se em verdadeiro desespero financeiro, e que, ante o terror da privação, acabam deixando-se ludibriar por tais promessas. São estas pessoas enganadas, verdadeira ‘extorsão espiritual’.

É tanta sujeira por trás disso que me dá verdadeiro asco ver notícias como:

Jeová condena Igreja Universal
Evangelho da Prosperidade sob inspeção
Brasil: Doação para Igreja Universal do Reino de Deus vira caso de polícia
Polícia indicia funcionários de igreja na BA por furto de doações

Mas com tanta informação disponível (ao menos nas grandes cidades), difícil entender como as pessoas ainda caem nestas ‘esparrelas’:

As imagens falam por sí, não?

 

Mas vamos ao que interessa: Religião tornou-se um negócio extremamente lucrativo (ou nunca deixou de ser?). E neste contexto ‘chovem’ produtos direcionados à população religiosa.

Por óbvio que o fenômeno ocorre com todas as religiões, mas a presente abordagem visa especificamente os produtos voltados para os cristãos: são CDs, livros, imagens (para os católicos) e por aí vai.

Em meu trabalho tenho muitos colegas que são evangélicos e um deles me apresentou vários livros como “Deixados para trás – a série”, “Jesus, o maior psicólogo que já existiu”, “O valor da mulher que ora” (entre outros) e o livro “Este Mundo Tenebroso” de Frank E. Peretti. Após ter lido, faço a presente análise crítica.

Como o livro é extenso, considerando que paralelamente escrevo sobre um outro livro ‘Jesus-Psicólogo’ e visando tornar mais fácil a leitura, farei postagens diárias, contando e comentando cada um dos capítulos.

SUMÁRIO:

O livro apresenta um cenário policial em torno de uma conspiração grosseira de uma sociedade que quer implantar o monopólio da “Nova Era” à partir de uma cidadezinha e tenta evidenciar a batalha que se trava, paralelamente, no mundo espiritual.

A ênfase do autor é na seqüência de fatos que induz o leitor a um permanente estado de ‘adrenalina’ e é, principalmente aí que reside a ‘graça’ do livro.

Por óbvio que o eterno jogo dos opostos (bem versus mal; anjos versus demônios) também excita a imaginação de quem lê, afinal, quem vencerá? Os mocinhos ou os bandidos? O prêmio? SÓ a humanidade!

Aliás….demônios é o que não faltam no livro; existem aos montes, de todos os tipos, dedicados a vários segmentos (especialidades maléficas) e com as formas mais horrendas possíveis. Dentre eles:

– complacência,
– ódio,
– lascívia,
– derrame cerebral,
– problemas mecânicos,
– bruxaria,
– feitiçaria,
– rebeldia

Uffa…….haja fé para crer em tantos demônios, não?
O livro também defende algumas idéias não muito ortodoxas:

– para saírem vitoriosos, os anjos de Deus precisam dos humanos (orações),
– demônios pedindo perdão,
– lutas entre anjos e demônios com espadas (no melhor estilo ‘Jedi’),

E isso é só o começo. Mas é só por esta noite. Amanhã prometo dar continuidade ao presente.

Anúncios


31 Responses to “Este mundo tenebroso (?) Batalha espiritual.Prêmio: Só a humanidade!”

  1. 1 – Porque não existiria demônios para áreas especificas? E em quantidade, está, a meu ponto de vista, errado. Pois no livro sagrado lemos que se você expulsa algum demônio de sua vida e em seguida você dá brecha, ele volta com mais sete para retomar a casa.
    2 – Na Bíblia vimos exemplos de anjos. Se eles não lutassem com espadas, com o que seria? Poder da mente?
    3 – Demônios são a junção de tudo que há de ruim. O que impediria eles de lançar uma mentira, pedindo um perdão, por exemplo.

    Ventania, nós dá igreja, em momento algum satirizamos o que você acredita. E o mesmo eu peço, por favor, pare com trocadilhos direcionadas a nossa fé.

  2. 2 filho

    fomos todos criados por alguma força ou ser superior ,alguns chamam de Deus outros de outra forma mais tudo leva sempre ao mesmo começo o da criação da historia conhecida.a vida no planeta terra. a adoraçao tem que ser para o criador.

  3. 3 SILVIA

    EXISTEM IGREJAS E IGREJAS…ASSIM COMO EXISTEM PASTORES MAL CARATER, TBM EXISTEM PADRES MAL CARATER E ASSIM TANTAS OUTRAS COISAS.EU DOU SIM MEU DIZIMO E NAO É PAGAR O DIZIMO E SIM DEVOLVER O DIZIMO, É LOGICO QUE DEUS NAO PRECISA DE DINHEIRO É ELE QUE É O DONO DO OURO E DA PRATA!!!BEM QUE VC JA ADIANTOU QUE É LEIGA NO ASSUNTO E VERDADEIRAMENTE É. EU FAÇO MINHA PARTE, E SE DEUS ACHAR QUE EU MEREÇO ELE FAZ. COMO EU DISSE NO TEXTO ACIMA DEUS QUER PESSOAS COMO VC QUE DUVIDA DELE DA PALAVRA DELE PARA SER ENGRANDECIDO MAIS AINDA.

  4. 4 SILVIA

    MUITO ENGRAÇADO ESSA OPINIAO, NOTA-SE QUE NAO ENTENDE NADA SOBRE VIDA ESPIRITUAL, IGREJAS, A PALAVRA DE DEUS…
    PARA VC FALAR SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO VOCE TEM QUE SABER DO QUE SE TRATA, COMO FUNCIONA, O QUE É QUE QUE QUER DIZER TAL COISA, QUAL SIGNIFICADO.PARECE QUE VC É ATEU, PORQUE TUDO QUE LI NO LIVRO APESAR DE SER FICTICIO, É TUDO COMO REALMENTE ESTA NA BIBLIA, DEPOIS DE LER O LIVRO PASSEI A ORAR MAIS E MAIS, JA SABIA COMO FUNCIONAVA MAS ME INSPIROU A ORAR MAIS.O MODO COMO O diabo TRABALHA É ASSIM COMO FAZ COM VC, FAZ VC ACREDITAR QUE TUDO ISSO É MENTIRA QUE NAO ADIANTA SEGUIR A PALAVRA DE DEUS, QUE ISSO NAO EXISTE…PESSOAS COMO É QUE DEUS QUER MAIS AINDA, POIS É ASSIM QUE O NOME DELE É ENGRANDECIDO…ESTAREI ORANDO POR TI. DEUS TE ABENÇOE!

  5. 5 MOZAR

    TENHO SÓ UMA COISA A DIZER PRA VC JOÂO 3:16 VOU ORAR POR
    VC , VC TÊM FEITO UM ESFORÇO MUITO GRANDE PARA NÃO ACREDITAR EM JESUS.
    FICA NA PAZ.

    • EI, PSIU…. ELA É ATÉIA E EU VIM DO MACACO E O MUNDO SURGIU DE UMA POEIRA CÓSMICA…KKKKK!!!!! A PROPÓSITO TENHO AKI COMIGO O CAJADO DE MOISES É HERANÇA DE FAMILIA FAÇO UM BOM PREÇO!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKK…..

  6. 7 Felipe Fernandes

    dinheiro.

    dinheiro.

    coisas.

    coisas.

    coisas…

    Fátima, sinto pena de sua pobreza.

    . . .

    Não de “conhecimento”, escreve bem e aparente/blogavelmente fez o dever-de-casa certinho da “facul” de Direito.

    Talvez não materialmente.. tem um computador jóia para entrar na “.net” e escrever no bloguinho.

    Mas…

    …que pobreza de espírito, filha. Que falta de…

    Vida.

    Fica com Deus. Que Ele te abençoe.. te toque com sua Luz, e te proteja..

    ..e que perdoe meu sarcarsmo para com a sua pessoa, não resisti 😉

    PS: “Quase” vi nas tuas palavras/réplicas às pessoas que te escreveram, um toque sutil.. um amargo.. não sentistes uma “mãozinha” no teu ombro enquanto digitavas?

  7. 8 tatii

    – para saírem vitoriosos, os anjos de Deus precisam dos humanos (orações),
    O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Salmos 34:8)
    Pela minha opinião, para livrar é necessario que os ‘humanos’ sejam tementes a Deus, assim orando.

    – demônios pedindo perdão.
    Os demônios não são tão inteligentes quanto o homem, pois lhes é vetada a sabedoria de Deus. Servem cegamente ao diabo porque escolheram assim mais em Lucas 1:37 diz que “Para Deus nada é impossivel.”
    – lutas entre anjos e demônios com espadas (no melhor estilo ‘Jedi’). “Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o Leviatã, a serpente veloz, e o Leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar” (Isaías 27.1).

    Os versiculos falam por si só, claro se você não crê na biblia é até perda de tempo você ler um livro espiritual ;x

  8. 9 Thayana

    Deus é real! Deus é maravilhoso! Eu já senti a sua presença, e não há argumento nenhum no mundo que mude o que eu vivi e vivo! Espero que um dia você tenha um encontro com ele, assim como saulo (bíblia) teve, e sua vida foi mudada! Que você veja o poder de Deus agir sobre sua vida, vai chegar um momento em que base teórica nenhuma na sua vida vai poder explicar o que você estará vivendo, e é nessas horas que reconhecemos que só Deus pode mudar a nossa história, que só Deus pode nos curar, que só Deus pode nos libertar, que só Deus pode nos salvar, não sei qual a situação da sua vida, o que você vive, o que você sente, mas eu quero te dizer que DEUS TE AMA INCONDICIONALMENTE, Ele te perdoa, Ele está mais interessado no desejo do seu coração, ELE È MAL INTERPRETADO POR AQUELES QUE NÃO LHE CONHECEM, eu não sei quanto tempo faz que vc não sente um amor especial, mas Deus pode derramar esse amor sobre sua vida, Deus te planejou, Deus sabe quantos fios de cabelo existem na sua cabeça, desde o ventre da sua mãe, Ele sonhou com a Fátima, e eu creio e vou orar pela sua vida, para que você possa conhecê-lo assim como um dia eu tive essa maravilhosa oportunidade, e minha vida nunca mais foi a mesma, que as escamas do seus olhos caiam! E você possa enxergar as obras de Deus sobre a sua vida, que você possa enxergar o quanto Deus te ama e o quanto Ele quer te vê bem, que você enxergue os sonhos de Deus pra sua vida, que com certeza são melhores que o seu, Deus é um pai de amor, e que esse amor alcance sua vida! Amém.

  9. 10 Thayana

    “MAS DEUS ESCOLHEU AS COISAS LOUCAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS SÁBIAS; E DEUS ESCOLHEU AS COISAS FRACAS DESTE MUNDO PARA CONFUNDIR AS FORTES”
    “CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTAR”
    “O POVO PERECE POR FALTA DE CONHECIMENTO”

  10. Realmente perdi tempo lendo o relatos nesse blog a respeito do Livro Este Mundo Tenebroso e as acusações contra os cristãos…mas tdo bem, é bom sermos perseguidos!!!!!

    O que ela ganha querendo confundir as pessoas com suas “teorias conspiratórias” eu não sei, mas um dia ela vai descobrir a verdade sobre o Mundo Espiritual, um mundo pararelo ao nosso, mas que tem relação direta com o que acontece com a humanidade, desde os primórdios!!!

    Mas há esperança pra Fátima, lembremos de Saulo, perseguidor ferrenho dos Apóstolos e do Ministério de Jesus, bastou um simples encontro com o Mestre que teve sua vida completamente mudada, e como lemos na Biblia, teve seu nome mudado para Paulo e se tornou uns dos maiores divulgadores do Evangelho do Messias…

    Fica com Deus Abençoada!!!!
    E que Deus tenha misericórdia da tua vida….

  11. 12 KÊNIA

    Oi Fátima!
    Paz e alegria para você neste dia!!!

    Concordo que de fato há literatura que tenta enganar as pesoas, que se aproveita da ingenuidade das mesmas, etc, etc, etc. Mas creio que há gente honesta e sincera nas suas ações, na sua fé. Existem homens de bem e lobos (homens maus que usam a carapuça de bem), como diz a própria Bíblia. Tem gente que manipula a fé das pessoas, que se apropria da Palavra de Deus para seu próprio proveito (enriquecimento, fama, etc).Porém, acho que não devemos colocar todas as pessoas no mesmo “balaio de gato”, como se todas fossem iguais indistintamente. É como eu disse: tem gente sincera no que faz, piedosa, e tem gente que não o é. Eu sou cristã, mas sinceramente, fico muito triste com as coisas que fazem em nome de Deus por aí. Eu prefiro ler a Bíblia, dobrar os meus joelhos no meu quarto, amar o próximo como a mim mesma, perdoar, enfim, buscar intimidade com Deus, de acordo com o que está escrito nas Escrituras. Entendo que ser cristão vai além de estar numa instituição religiosa. Eu acredito em Deus, acredito na veracidade dos textos bíblicos, essa é a minha fé e lamento muito por homens que tripudiam do Evangelho, que enganam as pessoas a fim de obterem vantagens para si mesmos. Isso não foi o que Cristo ensinou…

    QUE DEUS A ABENÇOE GRANDEMENTE!!!

    CORDIALMENTE,

    KÊNIA

    • 13 J.C

      Professor é professor, Doutor é Doutor, Crítico é Crítico e Cético é Cético.

    • E Deus quem pode julgar as pessoas… isto e biblico… acho que muitos de vcs sabem disto…

  12. 15 vpc

    Caros irmãos vocês perdem muito tempo detonado as pessoas,essa energia deveria ser gasta ganhando almas para cristo,o interessante que vocês conhecem varios ministérios,mas a qual vocês estão firmados pois no de jesus com certeza não é.reflitam nesta passagem biblica“Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como rejeitam o governo e difamam autoridades superiores. Contudo o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda! Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas cousas se corrompem. Ai deles! …ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.”Judas 8.11-13
    a paz do senhor!

  13. Julia,
    Olá

    ‘….Puxa…que coisa chata ver que as pessoas tentando impor suas crenças e opiniões aqui….’

    Concordo, especialmente quando essas pessoas são religiosas.

    ‘…Bom Fátima se vc não gosta que niguém expresse suas opiniões, suas crenças, sua fé..Faça um favor pare de escrever sobre religião e afins..’

    O blog é meu e eu escrevo sobre o que eu quiser. Não faço favores à desconhecidos(as).

    ‘…vc parece boa em filmes, e livros (não religiosos), dicas e comentários econômicos(culinária tá na moda)…’

    Óh, querida! Sua opinião sobre no que eu sou ou deixo de ser ‘boa’ é tão relevante para mim!!!!!

    ‘…, faz um favor prá humanidade, acabe com esse seu blog, tá ridículo minha cara, vc põe tua opinião, mas ninguém pode ir contra, ah …fala sério moça…’

    Tá ridículo? Alt+ F4 resolve seu problema. E, mais uma coisa, ‘querida’: blogs não são mini-democracias, capisce?

    ‘… Muda de ramo, se for prá ficar lendo a bíblia e livros religiosos e ficar criticando, vai lê a folha de São Paulo, e faz um blog criticando os políticos, os atores(nossa o que não vai te faltar é assunto)enfim, finaliza tua carreia de criticar crente e católico, que vc não vai ganhar nada com isso…’

    Agradeço seus ‘conselhos’, mas os dispenso, sumariamente. Vá dá palpites na vida dos seus entes queridos.

    ‘… Eu ri tanto do seu mau humor que vc nem imagina. rsrsrsrsrsrs

    Já eu só abro sorrisos ou dou sonoras risadas quando há motivos para tal, como seu ridículo comentário, p.ex.

    ‘…Ah!! vc não me convidou não, mas resolvi postar, iii…senão prá que ia servir esse blog né?

    Vc está certa, não te chamei e sua presença não é vista com bons olhos. Vá caçar o que fazer, fiota. E blogs servem para que seus autores escrevam o que bem entenderem. Quer seu espaço? Crie um. Não tem capacidade? Vá estudar.

    ‘…Sabe pensei bem…e sabe aonde vc se encaixa? Advogada do diabo, lembra do filme, nossa “guria”, te vi lá.Quem sabe se vc enviar o curriculum.
    hahahahahahahahah

    Ah, vá! VOCÊ PENSA? JURA MESMO? Puff…pelos seus comentários achei que fosse album BOT.
    Adeus, querida….não esqueça de alimentar-se (o fardo de alfafa já está disponível?). hahaha.

  14. 18 Julia

    Ah!! vc não me convidou não, mas resolvi postar, iii…senão prá que ia servir esse blog né? Sabe pensei bem…e sabe aonde vc se encaixa? Advogada do diabo, lembra do filme, nossa “guria”, te vi lá.Quem sabe se vc enviar o curriculum.
    hahahahahahahahah

  15. 19 Julia

    Puxa…que coisa chata ver que as pessoas tentando impor suas crenças e opiniões aqui.Bom Fátima se vc não gosta que niguém expresse suas opiniões, suas crenças, sua fé..Faça um favor pare de escrever sobre religião e afins..vc parece boa em filmes, e livros (não religiosos), dicas e comentários econômicos(culinária tá na moda), faz um favor prá humanidade, acabe com esse seu blog, tá ridículo minha cara, vc põe tua opinião, mas ninguém pode ir contra, ah …fala sério moça. Muda de ramo, se for prá ficar lendo a bíblia e livros religiosos e ficar criticando, vai lê a folha de São Paulo, e faz um blog criticando os políticos, os atores(nossa o que não vai te faltar é assunto)enfim, finaliza tua carreia de criticar crente e católico, que vc não vai ganhar nada com isso. Eu ri tanto do seu mau humor que vc nem imagina. rsrsrsrsrsrs

  16. 20 Oron

    Voçê não me chamou, então eu pergunto:-Posso entrar?.

  17. Olá pessoal,

    Oi, Mara.

    Nossa! Quantos problemas. Não é pq temos uma visão ou opinião de certo assunto, que só a nossa é a verdadeira.

    yep!

    Se Jesus não existiu, por favor, me informem sobre o cara que teve a brilhante idéia de escrever este livro chamado Bíblia que faz com que milhões de pessoas sejam adeptas a sua leitura ao menos uma vez na vida, e, com isso procuram melhorar sua conduta?

    Desde quando foi ‘Jesus’ quem escreveu a Bíblia? Aliás, considerando que o NT foi escrito em grego koiné, como o filho de um carpinteiro poderia ter feito esta proeza? Desde quando a leitura da bíblia melhora a conduta das pessoas? Qual parte da bíblia? Aquela que determina que se partam mulheres grávidas ao meio?

    Quanto a vir da evolução do macaco, me respondam pq existem ainda primatas e algumas espécies em extinção, se eles na verdade estão em evolução? Gente será que a evolução parou da noite para o dia e não foi noticiado? Falando em políticos, de qual macaco o nosso Presidente veio?

    Você é absolutamente leiga na Teoria Científica, né? Quanto aos políticos, vc sabia que acaba de cometer o crime de injúria contra o presidente da República? Sujeitando-se à ser alvo de uma ação civil pública incondicionada?

    Quanto ao imóvel pertencer a uma determinada denominação e não aos membros, um pastor de uma determinada igreja que freqüento falou no culto que se alguém quiser o templo depois que Jesus arrebatar a igreja, ele doa sem problema nenhum. Achei bom, mas agradeci a oferta. O que eu faria com um templo sem membros. Alguém tem alguma idéia? (Não menciono nome do pastor e nem da igreja, por motivos óbvios de que não estamos falando diretamente de uma determinada denominação, logo achei melhor poupá-los).

    Você bebeu?

    Fátima, por favor, me diga qual é o banco que você tem melhores rendimentos para que eu possa também investir, afinal de contas ainda moro neste planeta e as contas não param de chegar, e dinheiro é sempre dinheiro.

    Dica para obter melhores rendimentos: a) primeiramente, é necessário abandonar o consumismo e poupar, b) com o dinheiro poupado, investi-lo em poupança ou fundos a longo prazo….procure uma agência bancária mais próxima de sua casa.

    Em relação a sua frase: “A comparação é ótima, pois a quantidade de políticos honestos equivale à quantidade de pastores corretos.” Em parte concordo com você, afinal de contas são todos humanos e com defeitos mesmo! E pelo que eu sei, hospital tem doente, igreja tem pecadores, e Brasília a maior concentração de pessoas pensando uma nova maneira de arrancar dinheiro da população (CPMF, Mensalão, etc), e com esta visão no nosso mundo está tudo no lugar certo.

    Só que os cristãos exigem um comportamento mais reto possível, ou não? Onde foi parar a ‘regra de ouro’?

    Esta sua afirmação em relação ao Livro “Jesus, o maior Psicólogo que já exiti”: “O que este livro faz é usar um ser imaginário (cuja existência não é comprovada) para usar como modelo de conduta: isso é hilário, mas o que eu poderia esperar? Psicologia não é Ciência mesmo; logo, jamais usaria métodos científicos, né?, e sabendo que você não é uma pessoa pregiçosa como a Aline e eu também, por favor me responda me quem foi o cara que teve a brilhante idéia de escrever este livro chamado Bíblia?

    Leia ‘A Bíblia não tinha razão’, de Israel Finkelstein, acho que lá vc encontrará as respostas que procura.

    Outra coisa, qual o motivo real que vc tem para ler tantos livros que te desagrada? Vc é masoquista ou somente sente prazer em estragar as ficções/ilusões alheias? Vc é uma crítica contratada por alguma editora?

    Olha, não apreciei muito os livros de Paulo Coelho, mas ainda assim os li; tampouco gostei de Pearl S. Buck, até que li ‘A boa terra’. Como vês, somente após ler os livros é que podemos saber se eles são bons ou ruins.

    Filha vai ser feliz lendo outros livros tipo “Quem mexeu no meu queijo?”.

    Já li e inclusive fiz uma postagem sobre o assunto.

    Aline, filha como a Fátima disse, deixa de ser preguiçosa, vai ler a bíblia e descobri que ela fala que Deus não precisa de Defensor e que Jesus é advogado dos que acreditam nele.

    Você também parece ser uma bela preguiçosa, Mara. Se tivesse lido a Bíblia Toda, não teria entrado aqui e falado tantas bobagens.

    E quanto à frase da Fátima: “Não quer pagar o alimento dos encarcerados? Defendes então uma pena que autorize um tratamento desumano? Ah….atitude tipicamente cristã essa… concordo com a Fátima, isso não é cristão, e eles tb fazerem mal e depois ficarem a toa tb não é cristão, pois no livro Bíblia diz que o homem deve comer do suor do seu trabalho e que não fosse pesado a ninguém, logo a Fátima podia nos falar em como sanar este problema, afinal ela disse algo tão legal: O que ajudaria muito a melhorar nossa Sociedade seria acabar com o obscurantismo/superstições, retirar as vendas dos olhos das pessoas, incentivar a educação…. entre outras coisas…. Desculpe-me Fátima, falei assim por acreditar que vc tenha lido tb a bíblia para defender com tanta ênfase sua visão
    que não existe anjos e demônios e Jesus e orações sem respostas e fé.

    Se orações funcionassem, não existiria um só doente, um só amputado na face da Terra. Sim, eu li o livro todo e não só as partes bonitinhas. E vc, querida, leu Levítico, p.ex? Você segue as 613 leis mosaicas (aliás, sabe o quê é isso?)

    Op´s, reli o seu texto e vc se considera leiga no assunto e que teologia é tão somente para vender pessoas e extorquir dinheiro. Acho bom vc ler um pouco mais a bíblia, será só mais um pouquinho de tortura, já que vc não gosta deste tipo de leitura e o faz assim mesmo. E para finalizar, gente, vamos respeitar a decisão de cada um para onde querem ir, como querem viver e como querem morrer, pois como Deus disse, vc tem livre arbítrio.

    Quanto à respeitar a decisão de cada um, eu te chamei aqui, por um acaso? Você entrou e comentou pq assim desejou. Quanto ao livre arbítrio, me informe onde na bíblia conste isso e informe também onde foi parar o de Jonas

    Beijos
    Acho que não….
    Agradeço a visita e comentário.

    • 22 SILVIA

      BLA! BLA! BLA! PQ FEZ O BLOG SE NAO GOSTA DAS REPOSTAS!VAI PROCURAR O QUE FAZER! FUI

    • EI, PSIU…. ELA É ATÉIA E EU VIM DO MACACO E O MUNDO SURGIU DE UMA POEIRA CÓSMICA…KKKKK!!!!! A PROPÓSITO TENHO AKI COMIGO O CAJADO DE MOISES É HERANÇA DE FAMILIA FAÇO UM BOM PREÇO!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKK…..

  18. 24 Mara

    Olá pessoal,
    Nossa! Quantos problemas. Não é pq temos uma visão ou opinião de certo assunto, que só a nossa é a verdadeira.
    Se Jesus não existiu, por favor, me informem sobre o cara que teve a brilhante idéia de escrever este livro chamado Bíblia que faz com que milhões de pessoas sejam adeptas a sua leitura ao menos uma vez na vida, e, com isso procuram melhorar sua conduta?
    Quanto a vir da evolução do macaco, me respondam pq existem ainda primatas e algumas espécies em extinção, se eles na verdade estão em evolução? Gente será que a evolução parou da noite para o dia e não foi noticiado? Falando em políticos, de qual macaco o nosso Presidente veio?
    Quanto ao imóvel pertencer a uma determinada denominação e não aos membros, um pastor de uma determinada igreja que freqüento falou no culto que se alguém quiser o templo depois que Jesus arrebatar a igreja, ele doa sem problema nenhum. Achei bom, mas agradeci a oferta. O que eu faria com um templo sem membros. Alguém tem alguma idéia? (Não menciono nome do pastor e nem da igreja, por motivos óbvios de que não estamos falando diretamente de uma determinada denominação, logo achei melhor poupá-los).
    Fátima, por favor, me diga qual é o banco que você tem melhores rendimentos para que eu possa também investir, afinal de contas ainda moro neste planeta e as contas não param de chegar, e dinheiro é sempre dinheiro.
    Em relação a sua frase: “A comparação é ótima, pois a quantidade de políticos honestos equivale à quantidade de pastores corretos.” Em parte concordo com você, afinal de contas são todos humanos e com defeitos mesmo! E pelo que eu sei, hospital tem doente, igreja tem pecadores, e Brasília a maior concentração de pessoas pensando uma nova maneira de arrancar dinheiro da população (CPMF, Mensalão, etc), e com esta visão no nosso mundo está tudo no lugar certo.
    Esta sua afirmação em relação ao Livro “Jesus, o maior Psicólogo que já exiti”: “O que este livro faz é usar um ser imaginário (cuja existência não é comprovada) para usar como modelo de conduta: isso é hilário, mas o que eu poderia esperar? Psicologia não é Ciência mesmo; logo, jamais usaria métodos científicos, né?, e sabendo que você não é uma pessoa pregiçosa como a Aline e eu também, por favor me responda me quem foi o cara que teve a brilhante idéia de escrever este livro chamado Bíblia? Outra coisa, qual o motivo real que vc tem para ler tantos livros que te desagrada? Vc é masoquista ou somente sente prazer em estragar as ficções/ilusões alheias? Vc é uma crítica contratada por alguma editora? Filha vai ser feliz lendo outros livros tipo “Quem mexeu no meu queijo?”.
    Aline, filha como a Fátima disse, deixa de ser preguiçosa, vai ler a bíblia e descobri que ela fala que Deus não precisa de Defensor e que Jesus é advogado dos que acreditam nele. E quanto à frase da Fátima: “Não quer pagar o alimento dos encarcerados? Defendes então uma pena que autorize um tratamento desumano? Ah….atitude tipicamente cristã essa… concordo com a Fátima, isso não é cristão, e eles tb fazerem mal e depois ficarem a toa tb não é cristão, pois no livro Bíblia diz que o homem deve comer do suor do seu trabalho e que não fosse pesado a ninguém, logo a Fátima podia nos falar em como sanar este problema, afinal ela disse algo tão legal: O que ajudaria muito a melhorar nossa Sociedade seria acabar com o obscurantismo/superstições, retirar as vendas dos olhos das pessoas, incentivar a educação…. entre outras coisas…. Desculpe-me Fátima, falei assim por acreditar que vc tenha lido tb a bíblia para defender com tanta ênfase sua visão que não existe anjos e demônios e Jesus e orações sem respostas e fé. Op´s, reli o seu texto e vc se considera leiga no assunto e que teologia é tão somente para vender pessoas e extorquir dinheiro. Acho bom vc ler um pouco mais a bíblia, será só mais um pouquinho de tortura, já que vc não gosta deste tipo de leitura e o faz assim mesmo. E para finalizar, gente, vamos respeitar a decisão de cada um para onde querem ir, como querem viver e como querem morrer, pois como Deus disse, vc tem livre arbítrio.
    Beijos

  19. 25 ANA LIMA

    Você precisa de Deus, só ele pode te ensinar a viver pelo espírito.
    Tenho certeza que Deus, em sua imensa misericórdia, tocará em você e o transformará em um ser humano melhor.

  20. 26 carlos

    creio que vocês estão discutido sobre um assunto que não tem muito haver com religião. Pois acredito que vocês tem opniões diferentes. Sou cristão mas não prego a religião, prego naquilo que acredito em um Deus vivo e que enviou seu filho para nos salvar, pois é bem melhor acreditar que vim de um macaco.
    Pois por muitas vezes me perguntei se Deus realmente existia, e sempre de alguma forma fui respondido. Fé quer dizer acreditar no que não se vêr; eu acredito em Deus mesmo que não consigo vê-lo. Acredito nas coisas em que acontece em minha vida quando peço socorro a Deus.
    Posso está errado posso, mas prefiro acreditar em algo do que ser só mais um na multidão sem um motivo real pra viver.

  21. Olá, Aline!

    A igreja não pertence ao pastor que pede dinheiro para se beneficiar, como ficou subtendido no artigo, mas sim a todos aqueles que a frequentam e fazem parte dela.

    Ah, claro….Se isso fosse verdade:

    a) O Imóvel onde está instalada a Igreja estaria em nome de TODOS os fiéis,
    b) Se um fiel fosse despejado do imóvel em que reside por falta de pagamento (de aluguéis), poderia ele mudar-se para o templo, ele pode, por exemplo, ir
    c) Se eu começasse a freqüentar uma Igreja, meu nome teria de figurar como co-proprietária da coisa comum (do templo e de todos os demais bens que essa igreja possuir).

    Os dizímos e doações não são para outra finalidade, senão a manutenção do imóvel, como gastos mensais e projetos sociais, como cestas básicas, datas comemorativas, água, luz, como tantos outros gastos que são necessários para a manutenção do templo e bem-estar dos usuários.

    ….sim, claro, claro…. acrescentaria que o dízimo serve também para:
    a) Sustentar a vida luxuosa dos membros do Vaticano,
    b) Possibilitar à líderes como o Edir Macedo (exemplo) construam mansões bilionárias…

    Igrejas, como a Universal por exemplo, possuem templos bem equipados e confortáveis para receber seus membros.

    Atrair maior ‘clientela’, você quer dizer…

    Enfim, é possível ver resultados dos investimentos dos fiéis.

    Qualquer investimento feito num Banco rende maiores frutos do que dízimos.

    O engraçado, é que pagamos impostos para políticos corruptos, que usam nosso dinheiro de forma deslavada e não manifestamos nossa indignação de forma significativa, afim de buscar respeito.

    Se você não exerce seu direito (de manifestar sua indignação ou cobrar os seus representantes), não tome sua desídia como se fosse ela parâmetro comportamental que todos seguem.

    Pagamos o alimento daquele que matou algum ente querido nosso

    Não quer pagar o alimento dos encarcerados? Defendes então uma pena que autorize um tratamento desumano? Ah….atitude tipicamente cristã essa…

    … pagamos para vermos nossos filhos saindo da escola sabendo apenas escrever seu nome….

    Se as escolas públicas e privadas estão deixando as crianças absolutamente ignorantes isso TAMBÉM é culpa dos pais, que têm usado escolas como depósitos. Não adianta culpar apenas os políticos. Se existisse responsabilidade dos pais, estes não permitiriam tal situação. Mas atualmente os pais sequer olham os cadernos dos filhos….

    Como existem alguns pastores que se aproveitam do dinheiro de fiéis, existem políticos poderosos que abaixamos nossa cabeça e o reelegemos muitas vezes.

    Novamente digo: fale por você.

    Da mesma forma que existem alguns políticos honestos, existem pastores corretos que buscam ajudar a comunidade.

    A comparação é ótima, pois a quantidade de políticos honestos equivale à quantidade de pastores corretos.

    Quanto aos livros citados, li ” Jesus, o maior Psicólogo que já exitiu.”, por interesse pelo assunto, já que sou estudande de Psicologia. Citei o livro em aula e vemos ótimas referências que só nos fazem crescer, ao invés de livros que vendem idéias e dicas de sucesso que acabam frustrando seus leitores (auto-ajuda, por exemplo), e que muitos psicólogos não consideram como boas leituras.

    O que este livro faz é usar um ser imaginário (cuja existência não é comprovada) para usar como modelo de conduta: isso é hilário, mas o que eu poderia esperar? Psicologia não é Ciência mesmo; logo, jamais usaria métodos científicos, né?

    O livro ” Este mundo tenebroso”, não li, mas conheço a sua história e idéia a ser transmitida.

    Conhece a autora, Rebecca Brown? Por certo deve crer que ela é uma grande expert no assunto, né?

    a) Rebecca Brown teve sua licença médica revogada pelo Estado de Indiana no ano de 1984, pois ela vinha ministrando tratamentos impróprios e medicando de forma incorreta seus pacientes.
    b) A personagem mais importante dos livros e Rebecca é uma tal de Elaine. Esta tal de Elaine foi identificada como Edna Elaine Moses e a dita ‘doutora’ Rebecca dignosticou leucemia, tratando a paciente com grandes doses de medicamento que causaram uma intoxicação (a paciente teve de ser hospitalizada),
    c) No ano de 1991, o marido da Dra. Foi preso no Arizona por falsificação de registros e documentos.
    d) Uma organização cristã investigou o livro de Rebecca (Ele veio para libertar os cativos). Dita organização cristã concluiu que as histórias lá contadas eram absolutamente falsas.

    Uffa… acho que chega, né? Ah, mocinha…e pensar que vc poderia ter descoberto isso por si mesma, se tivesse, antes de entrar neste tópico defendendo o livro (que vc confessou nem ter lido !!!) tivesse dado uma ‘googada’ básica ! Eita preguiça, né fiota?

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Rebecca_Brown_%28Christian_author%29

    … Acho ótimo o incentivo a buscar ajuda para um mundo cheio de violência, crueldade, individualismo e falta de amor ao próximo.

    Este livro é um ótimo modo de enganar as pessoas, manipulando-as por meio das ameaças de pecado ou inferno ou demônios e tudo para quê? Para ficar com o dinheiro delas !!!

    Vivemos numa sociedade que precisa cultivar o humanismo, e não tratar o outro com indiferença, desvalorizando até sua vida.

    O que ajudaria muito a melhorar nossa Sociedade seria acabar com o obscurantismo/superstições, retirar as vendas dos olhos das pessoas, incentivar a educação…. entre outras coisas….

    A livro incentiva a oração, que pode ser comparada a reza de Ave Maria, entre outras, mas ao contrário destas, não é algo pronto, e sim incentiva a liberdade de conversar com Deus buscando na fé um lugar onde se possa encontrar soluções. E isso, em qualquer religião.

    Neste mesmo site tem uma postagem sobre a eficácia das orações. Não ponho o link para não incentivar a sua preguiça (que já não é pouca). Mas, se vc quiser, pode continuar em seu mundinho de conto-de–fadas, que não me importo.

    Agradeço a visita e comentários.

    Abraços!

    • 28 SILVIA

      DONA FATIAMA A SUA AMARGURA ME COMOVEU, DEVE TERTIDO UMA VIDA MUITO TRISTE, NOTA-SE MUITO EM SUAS PALAVRAS. VOCE CONTESTA TUDO E TEM RESPOSTA P/ TUDO SENTI MUITA PENA DE VC.VOCE JA LEU A BIBLIA! SEUS CONHECIMENTOS SAO BASEADO NO HOMEM. SUA VIDA ESPIRITUAL É ALIMENTADA DE QUE. PQ SE INCOMODA TANTO COM OS LIVROS COM A BILBIA, SABE EU ERA IGUALZINHO A VC SEM POR NEM TIRAR, E HJ FUI TRANSFORMADA PELO AMOR DE JESUS, VC SABE QUE ELE TE AMA MESMO ASSIM. COM TODOS ESSES PENSAMENTOS CONTRARIOS A PALAVRA DELE. NAO É UM MUNDO DE CONTO DE FADAS, EU TENHO VERDADEIROS E GRANDIOSOS TESTEMHUNHOS E MILAGRES QUE JA ACONTECEU EM MINHA VIDA. E OUTRA VC NAO É OBRIGADA A SEGUIR O QUE ESTA NA BIBLIA VC TEM LIVRE ARBITRIO VC FAZ SE QUISER. DEUS NAO QUER NINGUEM POR OBRIGAÇAO. ELE NAO É INTROMETIDO QUE VAI ENTRANDO E TE INDUZINDO, VC VAI SE QUISER.

    • 29 SILVIA

      OI PSCOLOGA!!! VC TEM SEU PONTO DE VISTA ACREDITA NELES, POIS BEM FIQUE COM ELES, VC É FEITA DO SEU EU, ENTAO NAO HA O QUE DISCUTIR, VC É ATÉIA, ENTAO FIQUE COM SEU EU,COM SEUS LIVROS, COM SUA SABEDORIA, COM SUAS CRITICAS E SEJA FELIZ… PSICOLOGA DE MEIA PATACA!

  22. 30 Aline

    Li o seu artigo e descordo completamente. Acho que só pode opinar com propriedade aqueles que conhecem não por relatos ou achismos, mas por vivência os dois lados da história. A igreja não pertence ao pastor que pede dinheiro para se beneficiar, como ficou subtendido no artigo, mas sim a todos aqueles que a frequentam e fazem parte dela. Os dizímos e doações não são para outra finalidade, senão a manutenção do imóvel, como gastos mensais e projetos sociais, como cestas básicas, datas comemorativas, água, luz, como tantos outros gastos que são necessários para a manutenção do templo e bem-estar dos usuários. Igrejas, como a Universal por exemplo, possuem templos bem equipados e confortáveis para receber seus membros. Enfim, é possível ver resultados dos investimentos dos fiéis. O engraçado, é que pagamos impostos para políticos corruptos, que usam nosso dinheiro de forma deslavada e não manifestamos nossa indignação de forma significativa, afim de buscar respeito. Pagamos o alimento daquele que matou algum ente querido nosso, pagamos para vermos nossos filhos saindo da escola sabendo apenas escrever seu nome. Como existem alguns pastores que se aproveitam do dinheiro de fiéis, existem políticos poderosos que abaixamos nossa cabeça e o reelegemos muitas vezes. Da mesma forma que existem alguns políticos honestos, existem pastores corretos que buscam ajudar a comunidade. Quanto aos livros citados, li ” Jesus, o maior Psicólogo que já exitiu.”, por interesse pelo assunto, já que sou estudande de Psicologia. Citei o livro em aula e vemos ótimas referências que só nos fazem crescer, ao invés de livros que vendem idéias e dicas de sucesso que acabam frustrando seus leitores (auto-ajuda, por exemplo), e que muitos psicólogos não consideram como boas leituras. O livro ” Este mundo tenebroso”, não li, mas conheço a sua história e idéia a ser transmitida. Acho ótimo o incentivo a buscar ajuda para um mundo cheio de violência, crueldade, individualismo e falta deamor ao próximo. Vivemos numa sociedade que precisa cultivar o humanismo, e não tratar o outro com indiferença, desvalorizando até sua vida. A livro incentiva a oração, que pode ser comparada a reza de Ave Maria, entre outras, mas ao contrário destas, não é algo pronto, e sim incentiva a liberdade de conversar com Deus buscando na fé um lugar onde se possa encontrar soluções. E isso, em qualquer religião.

    • EI, PSIU ELA É ATÉIA… TO PASSANDO P/ DIZER QUE EU VIM DO MACACO, E QUE A TERRA SURGIU ATRAVEZ DE UMA POEIRA CÓSMICA….KKKKKKKK….ESSES ATEU SAO UM BARATO, MAS APROVEITANDO O ESPAÇO TENHO COMIGO UMA RELIQUIA DE FAMILIA JA ESTA HA GERAÇOES O CAJADO DE MOISES FAÇO UM BOM PREÇO! KKKK