Budismo

02fev08

Siddatha 

Sistema ético, filosófico e religioso criado na Índia pelo príncipe Sidarta Gautama, o Buda, por volta do século VI a.EC. Buda é venerado como um ser espiritual, e não um deus. A origem do budismo está na doutrina hindu, da qual herda os conceitos de samsara, carma e nirvana.
De acordo com os ensinamentos de Buda, existem quatro ‘nobres verdades’ que constituem o núcleo da doutrina. São elas: Duka – tudo na existência e dor; Samudaya – a origem da dor é o desejo; Nirodha – o fim da dor é a completa supressão do desejo; Marga – o caminho para a superação da dor é a correção nos pensamentos, nas palavras, nas ações e no modo de vida.

A crença difunde-se sobretudo no continente asiático, onde floresce em várias correntes. A mais conhecida no Ocidente é o budismo tibetano, que se origina da fusão das tradições budistas e hinduístas como o antigo xamanismo asiático.
O líder espiritual dessa linha é o Dalai Lama, tido como a manifestação terrena de Avalokiteshvara, o Bodhisattava (ser iluminado) da compaixão, que reencarnaria sucessivamente. Hoje, o posto é ocupado pelo tibetano Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama.
Os ensinamentos de Buda são trazidos ao Brasil pelos imigrantes japoneses no início do século XX. O primeiro templo é construído em Cafelândia (SP), e 1932. A corrente tibetana também é a mais conhecida no pai. Mais informações aqui.

Fonte: Almanaque Abril

:::::::::::::::::

Anúncios