Jesus, o maior psicólogo que já existiu (?)

01fev08
maiorpsicologo2.jpg

 Justamente no momento em que estou numa fase de reorganizar minha biblioteca mental, uma amiga resolveu conversar comigo pelo MSN sobre um livro que ela tinha lido e achado “M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O”: “Jesus, o maior psicólogo que já existiu”, de Mark W.Baker.

Ouvi-a com respeito, como manda a boa educação, mas não pude deixar de contrariá-la severamente quando retorqui que o livro, que já tinha lido, por indicação de uma colega de trabalho (que praticamente ‘me empurrou o volume’ – nem adianta me acusarem de ler os livros só pra ‘descer a lenha’: tenho eu lá culpa se vivem querendo me ‘catequizar’?), era uma BELA DROGA.

O resultado foi uma ‘batida de MSN na cara’ (Será que esta expressão pode ser aplicável ao MSN?); ficou minha amiga furiosa comigo.

Mas que poderia eu fazer? O livro é UMA BELA DROGA.

Em resumo: trata-se de um livro de auto-ajuda, que utiliza as belas passagens do livro sagrado, linkando-os com psicologia.

Vamos a um breve aparato de minhas impressões sobre o “M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O” texto:

1º – DO TÍTULO

‘Jesus, o maior psicólogo que já existiu”

Ah, que grande piada!
a) onde estão as provas que o Jesus, tal qual narrado na bíblia existiu?

Dirão os teístas que ele existiu sim! (nem eu pensava que falariam o contrário).
Pergunto: Mostre as provas! Experimentei fazer isso com outra colega que me ‘presenteou’ com a Revista Eclésia (n.º 121), alegando que ali eu encontraria as tais provas. Li em minha hora de almoço (por falta de coisa melhor até bula de remédio eu leio).

Título da matéria “Mito ou realidade”.
Bom, o texto revela as ‘provas’ (belas conhecidas) como excertos de Plínio, Flávio Josefo & cia Ltda.

Não sabia se ria ou se chorava da ingenuidade da minha colega! Ah, faz-favor! Esse povo já foi desmascarado há tempos!

Pra início de conversa e não ficar ‘chovendo no molhado’, aqui vão fontes para quem quer realmente conhecer a verdade:

a) Jesus: não passa de um mito, copiado de outros mitos pagãos. À quem duvidar indico o filme Zeitgeist (basta botar a preguiça do lado e acessá-los neste mesmo blog). Se a pessoa prefere ler, indico este resumo.
b) Descrições físicas do mito: quem quiser saber (quiser, é claro!), indico eu um excelente texto (do blog CCT) “Mil faces de Jesus: mau caratismo religioso”,
c) Para os orkutianos, indico o debate nesta comuna: Contradições da Bíblia. Infelizmente o debate foi finalizado por W.O do representante da ala teísta.

2º – O livro faz ligação das mensagens de Jesus com a ciência da psicologia.
Refreiem o riso, crianças! Esta pérola não é minha, retirei de um site que faz propaganda do tal livro.

a) Desde quando Psicologia é ciência?
Mea culpa: admito que já pensei que tudo que se estudava numa faculdade/universidade pudesse ser considerada Ciência.
Sorry, baby: NÃO É.

Numa definição simplista do que seria Ciência, diria eu que:
É a Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade. Tal investigação é normalmente metódica, ou de acordo com o método científico– um processo de avaliar o conhecimento empírico; é também o corpo organizado de conhecimento adquirido por tal pesquisa.
A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
Em outras palavras: para se fazer ciência é necessário que se aplique o método científico.

Karl Popper disse que a ciência formula enunciados verificáveis. Como isso se aplicaria à Psicologia? Como aplicar a falseabilidade à Psicologia? Se buscarem respostas à tais questões, entenderão porque a Psicologia não pode ser considerada ciência, pela visão popperiana.

b) Mensagens de Jesus.
b.1) Quem escreveu mesmo ? Diz a tradição que foram os próprios apóstolos quem escreveram os evangelhos. Isso já há muito foi desmentido.
Pelo pouco que sei e é narrado na própria bíblia, Jesus era carpinteiro e seus apóstolos pescadores…Então como é que eles teriam podido escrever em grego?
b.2) Beleza dos ensinamentos
Por óbvio que na Igreja/Templo mais próximo isso não será ensinado, mas o texto que se reputa sagrado contém os seguintes ensinamentos do ‘mestre’:
- xenofobia = uma mulher Cananéia pediu socorro à sua filha. O ‘mestre’ retorquiu: (Mateus 15:24) “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”
- incitação à violência = Palavras do próprio ‘mestre’: Ele mesmo, Jesus disse isso: “eu vim trazer guerra e dissenção…” (Mateus 10:34-36)

- ódio = segundo palavras do ‘mestre’, para seguí-lo, era necessário odiar seu pai, sua mãe, seus filhos, sua mulher, suas irmãs, e sim, até a si mesmo.entre familiares (Lucas 14:26). Ah, as salsinhas do senhor certamente alegarão que a palavra correta é aborrecer. Explico: os tradutores brasileiros ‘amenizaram’ a passagem que originalmente é:
“Luke 14:26 If any man come to me, and hate not his father, and mother, and wife, and children, and brethren, and sisters, yea, and his own life also, he cannot be my disciple.” E  Hate significa odiar.
- descumprimento dos mandamentos = Jesus descumpriu o Sabbah, apesar de ter afirmado que não havia vindo para descumprir a lei, mas para dar efetividade (João 5:18).

E por aí vai….
Por hoje é só. Amanhã ingressarei no texto do livro em si, a fim de demonstrar quão tosco ele é.

About these ads


46 Responses to “Jesus, o maior psicólogo que já existiu (?)”

  1. 1 Antonio Alves

    Você não sabe o que diz.
    O Livro é excelênte, assim como se diz no livro em alguma das histórias, você é uma pessoa que está veiculada a crer em coisas futeis que são momentaneas.

    Se queres a prova de que Jesus foi o maior lider que já existiu vou ser bem breve.
    Tu vive num mundo que os dois maiores feriados são em nome dele – e seja você cristão ou ateu, tem que vivencia-los. Vive num mundo onde mais de 3 bilhões acreditam nele. Tu conhece algum lider que chegou a essa façanha ? Mesmo depois de 2mil anos estar com tantos seguidores ?

    Enfim, abre o seu olho menininha, você não sabe o que diz, mais o Senhor um dia vai estar frente a frente com você, e se lembra-ra de algumas respostas desse post!
    Um Abraço, fique com Deus e dê uma chance pra Jesus porque mesmo que você não queira aceita-lo agora… ele sempre vai estar te esperando, de braços abertos.

  2. 2 celso luiz

    em verdade em verdade vos digo há todos..conhço vcs,,e tb conheço tudo que criei e a explicação de toda a verdade infelizmente somente poucos a virão e as sentirão
    estão longe muito longe da verdade…pois ainda não me encontram ainda..eu estou batendo,mais vcs não abrem…vcs me ouvem mais não me escutam..vcs me veem mais não me enchergam,como se salvarão da maldição,,suas casas são cheias de desolação,a casa do lagarto e da aranha,covil de viboras,vcs não entram no reino de Deus e tb não deixam os outros entrarem,guias cegos..não a lugar no meu reino a quem não pertence a mim,,teriam que morrer ,para obter suas salvaçoes….

  3. 3 Mary

    ARREDA-TE SATANÁS…Dizer tanta ATROCIDADE DO DEUS VIVO, ÚNICO, REAL E VERDADEIRO…que o SALVADOR tenha misericórdia de vcs…lamentável :(

  4. 4 Telma

    Incrível como se pode colocar o coração nas coisas mais absurdas da vida e não crêr no Deus que tudo fez, que criou o corpo, os órgãos, que fez o cérebro, ou vocês que crêem em JESUS, vieram do desenvolvimento de uma micróbrio ou germe.
    Eu creio que JESUS existe e o confesso como Salvador da minha vida.
    Espero que um dia vocês que não crêem no Salvdor JESUS, possam ter a oportunidade de experimentar o Seu Amor.
    abraços

  5. 5 fRAN

    QUEM ME GARANTE QUE VCS EXISTEM? NÃO CREIO EM CERTIDÕES DE NASCIMENTO. SE VCS NÃO SÃO UMA VAGA CRIAÇÃO DE MENTES PERTURBADAS.

  6. 6 WIL

    A biblia diz:
    A palavra é loucura para aqueles que perecem, mas para aqueles que são salvos é o poder de Deus.

  7. 7 marcia

    Minha opniao sobre Deus:creio na sua existencia !

    ea vcs que não acreditam: quando a agua bater na bunda aprende se a nadar, resumindo : não ser humano que que passe por uma situação dificil que não se apague a fé …de falta de grana até uma quimio , dai eu quero ver

  8. 8 magnos

    poxa vida….que babaca e ignorante vc é…

    não conhece nada de arqueologia
    Nada de ciência
    e muito menos de história

    Vc é um…. nem sei se vc esxiste mesmo né…

    valeu

  9. 9 Sarah Liah

    (…)Conhecereis a verdade e a verdade vós libertará!!
    Não me impressiona ler comentarios feitos esse, onde a duvida sempre consiste em perguntar (…)
    a) onde estão as provas que o Jesus, tal qual narrado na bíblia existiu?
    assim como não vemos o amor, a raiva, a saudade… pois são sentimentos, assim tambem é o reino de Deus e seus misterios, certos comentarios com: (…) Não sabia se ria ou se chorava da ingenuidade da minha colega! Ah, faz-favor! Esse povo já foi desmascarado há tempos!
    o ser humano tem sofre de uma doença mental chamada de CEGUEIRA ESPIRITUAL, com isso, são pessoas imaturas e jamais poderam ser sabias e entender a verdade pois são tão inguenuas que não compreendem nada a mais que um palmo de sua mão…
    em relação ao comentario: a) Desde quando Psicologia é ciência?
    Mea culpa: admito que já pensei que tudo que se estudava numa faculdade/universidade pudesse ser considerada Ciência.
    Sorry, baby: NÃO É. como o autor mesmo diz: A Ciência é o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico.
    Em outras palavras: para se fazer ciência é necessário que se aplique o método científico. ELE MESMO EXPLICA!
    ACHO MELHOR VOCÊ ESTUDAR MAIS, POR QUE VOCÊ TÁ MEIO PERDIDO ACHO QUE COM CRISE DE IDENTIDADE … PROBLEMAS MENTAIS… INDEFINIÇÃO DA SEXUALIDADE… CHEIO DE TRAUMAS….
    Antes de falar de algo é necessario conhecer MUITO BEM o assunto.
    a parte em que o autor menciona: – incitação à violência = Palavras do próprio ‘mestre’: Ele mesmo, Jesus disse isso: “eu vim trazer guerra e dissenção…” (Mateus 10:34-36) SE LER O RESTO DO VERCICULO Jesus nos diz que ele veio para que aprendessemos que Amar mais os outros que á Deus é pecado… pois isso fere o 1º mandamento: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS…
    acho que o autor de blog é desprovido de inteligencia rsrsrsrsrs
    ENFIM…. Quem não tem Deus no coração jamais vai entender realmente NADA…
    o Diabo cega as pessoas para que as mesmas caiam nas labaredas so inferno por toda a eternidade…

    E POR QUE PERDER MEU TEMPO AQUI… ???
    EXISTEM MUITAS VIDAS FAMINTAS DE AMOR PELO MUNDO….

    Fique na Paz do senhor!

  10. 10 Luma

    Livros, blogs, videos…
    O amor de Deus é muito maior que isso! Tolos? Salsinhas? Chamem do que quiser, pois o reino de Jesus não é deste mundo (by himself). Infeliz daquele que ainda não deu oportunidade para ser tocado verdadeiramente pelo calor, aconchego, amor e misericórdia de Deus. Delírio? AH que maravilhoso delírio que me levará a vida eterna!

  11. 11 Diego Avadi

    Antonio Conselheiro, Mayara e Fernanda,

    Podem crer que um dia, não muito tarde, eles irão testemunhar suas vidas e dizerem o quão arrependido estão por dizer tantas asneiras em relação ao Nome de Cristo Salvador. Na hora propícia, Deus mostrará a dona deste Blog e seus leigos colaborades que a realidade é totalmente diferente do que mostra os filminhos meia-boca(salve Antonio Conselheiro)na qual eles se baseiam.Abriram os olhos e acordaram, e enchargaram que a Força de Deus está além do que eles podem imaginar. Jesus é um Mestre de sabedoria superior que não busca artigos ou filmes feitos pela mão do homem para basear seus pensamentos. Ele ditou sua propria opnião e espalhou sabedoria e fé por onde andou. Você acha que é por simples coincidencia que o nome Dele é lembrado até os dias de hoje? Cara Fatima e demais, nós cristão não precisamos Vê-lo para sentir a sua magnifica presença, para sentir o poder que Jesus tem sobre nossas vidas, para saber a capacide que Ele tem de tranformar os nossos dias da aguá para o vinho de melhor sabor. Cristo existe e nus prova isso da maneira mais surpreendente que você não pode imaginar. Mas eu creio, que vocês serão eternamentes gratos, e ficaram maravilhados no dia em que Jesus Cristo, Senhor e Salvador, tocar em suas vidas. Abra o coração e deixe Ele entrar…

    Abraços

  12. Não temos medo de ameaças oriundas de livros de seres imaginários.

  13. 13 Fernanda

    Bom, eu só vou dizer uma coisa e não vou mais passar por aki!
    Não zombem de Deus e nem subestimem o poder dEle, quanto menos O diminuam, pois Ele é amor, misericórdia e tbm é fogo consumidor, então aí vai um conselho:
    Simplesmente temem ao Deus vivo porque queiram ou não vcs sem Ele são nada e Ele sem vcs é Deus do mesmo jeito, e um dia a eternidade de vcs estará nas mãos dEle!
    Arrependam-se pois agora vcs até podem rir e fazer chacota dEle mas naquele grande dia todos os loucos ( os que zombam a Deus ) vão se arrepender tarde de mais!
    Último aviso:
    CUIDADO! POIS BLASFÊMIA CONTRA O ESPIRITO SANTO Ñ TEM PERDÃO.

    Vcs foram avisados!

  14. 14 mayara

    Olha eu concordo com vc Antonio Conselheiro….

    Jesus existiu sim…
    so te digo uma coisa Jesus ele e o melhor amigo que existe e sempre esta dsposto a nos ajudar independete do que seja o seu problema….
    so q tem gente q e q nem Tome teve que ver para crer…

    Mais as vezes tem pessoas que tem q estar la no fundo do poço para pedir ajuda p Deus…e mesmo assim Jesus com seu amor incondicional vai la e estende a mao p vc e te ajuda…..
    mais espero vc n espere isso acontece p vc ver q Jesus existiu e existe……mesmo vc n vendo mais basta cre e ter fé….pq ele mesmo diz:
    Eis que estou a porta e bato….
    Ele esta a porta do seu coração esperando vc abrir p ele pode agir na sua vida….

    E quando vc cair na real espero q n seja tarde d mais =(
    Fica com Deus

  15. Antonio Conselheiro,
    Olá!

    ‘…Tenho pena do autor desse Blog…’

    O que eu poderia dizer, senão: ‘ a recíproca é verdadeira’?

    ‘…Pra cada filminho meia-boca tentando provar que Jesus não existe, existem outros provando que existiu….’

    Fique à vontade para apresentar as provas!

    ‘…Até o mais fervoroso ateu sabe que Jesus existiu, ele só não acredita nos milagres….’

    Jesus era um nome muito comum; à época era também muito comum aparecerem vários Messias; o que eu quero ver é alguém provar o JESUS BÍBLICO.

    ‘…Negar Jesus, além de ser um erro, é uma burrice sem tamanho….’

    Olha, Antonio, peço que guarde seus CONSELHOS para quem puder apreciá-los. Aproveita e se aprofunde um pouco mais em seus estudos; seu comentário revela o quão vc é ignorante (no sentido de ignorar/desconhecer).

    Boa vida para vc!

  16. 16 Antonio Conselheiro

    Tenho pena do autor desse Blog.
    Pra cada filminho meia-boca tentando provar que Jesus não existe, existem outros provando que existiu.

    Até o mais fervoroso ateu sabe que Jesus existiu, ele só não acredita nos milagres.

    Negar Jesus, além de ser um erro, é uma burrice sem tamanho.

  17. Como se os blogs fossem mini-democracias…

  18. Sr. Postador

    Haddammann
    haddammann@….com.br | 201.19.12.2

    Considerando que agora vc resolveu se identificar, ‘dando a cara a tapa’, então permito-me colocar parte do seu comentário e o faço exclusivamente para te dar uma resposta, já que você novamente vem em meu sítio desfilar certas ‘acusações’ E, se alguém ainda duvidar que os outros comentários eram seus, se fazendo passar por outra pessoa, eis tua confissão

    Aí está, não se trata de modo algum de descuido, ingenuidade sim [...]É claro que sabem que qualquer idiota tem noção de que vocês dispõem de alguns recursos. Teriam feito muito postando o que tenho coragem pra dizer, pois tudo que tenho postado é vivido cada segundo de minha vida. Acha que não tenho que relevar muitas coisas para ainda continuar apostando no ser humano? Saiba mais: Haddammann Veron Sinn-Klyss é que posta ou quando autorizo. E responsabilizo-me por cada palavra que posto. ..

    Qual a necessidade de se fazer passar por outra pessoa?

    Fátima, petulância é uma característica de mulheres determinadas, e não uma ofensa. O que há? Estão sentindo a pressão muito intensa? Desconfiam de tudo? Já passei por isso.

    Di vero? Não me incomodei nenhum pouco por vc ter me chamado de petulante. Aliás, o juízo que vc faz de mim não me importa em absoluto.

    Não precisam me expor como se fosse um idiota.

    Pra te ser sincera, nem imaginei que fosse vc, só o soube por este novo comentário e foi deveras surpreendente

    … E, pra sua atenção: a foto que usa falando ao ouvido é inconveniente, pois isso é o símbolo máximo da fofoca, a outra que usava era de fato o conceito do site.

    Ah é? Hum. Perceba então minha visão sobre a foto.
    Tenho sobrinhos e irmãos, além de várias pessoas que amo com todo o meu coração.

    Costumo chegar bem perto do ouvido de minha sobrinha de 2 anos, esperar ela arregalar os olhinhos à espera do que vou dizer (tão curiosa e linda!) e digo ‘Duda, você é linda e eu te amo’.

    Abraço meu sobrinho de 13, encosto minha boca perto da orelha dele e digo ‘Fê-fê, você é lindoooooooo’.

    Minha colega de trabalho sofreu uma perda ontem, o sogro faleceu. Ela se desfazia em lágrimas. Para consolá-la eu a abracei e disse, ‘Valéria, o amor não morre’.

    Sabe o que a foto do site significa para mim? ISSO. Coisas realmente importante são SUSSURRADAS ao ouvido.

    A associação que vc fez (fofoca) pouco me diz respeito e o que vc acha do cabeçalho pouco me importa. Importa ANTES o que ela quer dizer para mim. Se tua mente associou a imagem à algo negativo ou ignóbil, problema seu. Quanto vc tiver SEU site, coloca a imagem que bem entender, capice?

    Se tivesse ligações com vocês eu teria dado muitas dicas para melhorarem suas performances de debatedores, mas como não tenho, tenho que suprimir ao máximo informações que comprometeriam o site, se fossem postadas.

    Hahahahahaha. A colaboração de qualquer um sempre é bem-vinda. Ocorre, querido, que os critérios de escolha do que será ou não utilizado, quando sugerido, são exclusivamente meus. Penso que vc deve ter conteúdo, o problema está em seu ego supersônico, que o faz achar que tua opinião tem primazia sobre as dos demais.

    Foi o que ocorreu na postagem do Guilermo Vargas, lembra? Você acusou meus visitantes, acusou a mim de parcialidade.Fez suposições absolutamente infundadas…enfim…

    Para finalizar.

    Até em sua finalização vc é prolixo. E olha que eu sou do tipo que escreve muito, que divaga muito, mas vc, sem dúvida mereceria um Oscar da categoria. É, amigo, ESSA é a minha finalização. Em seus comentários você deriva demasiado do tema, ataca outros visitantes – o que me aborrece pois sinto-me como se um visitante meu estivesse sendo ofendido por outro em minha casa – e é prolixo demais.

    Creio que tudo o que você posta seria muito melhor explorado se vc fizesse seu próprio blog. No wordpress isso é fácil e gratuito.

    Tenha um bom dia.

  19. B-20

    BUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

    Afundou o Porta-Aviões! :D

  20. Caros Leitores:

    Recebi neste sítio a visita de duas personas, quais sejam:

    1) Autor : Athan (IP: 201.19.12.2 , 20119012002.user.veloxzone.com.br)
    Email : athan3@dada.net
    URL:
    Whois : http://ws.arin.net/cgi-bin/whois.pl?queryinput=201.19.12.2

    2) Autor : Signox (IP: 201.19.12.2 , 20119012002.user.veloxzone.com.br)
    Email : Signox@bol.com.br

    URL:
    Whois : http://ws.arin.net/cgi-bin/whois.pl?queryinput=201.19.12.2
    ::::::::::::::::

    Por certo que o inteligente e atento leitor não deixará de notar que trata-se da MESMA pessoa.

    Assim, Athan/Signox, advirto que aqui primamos pela liberdade de expressão, mas nos exatos termos da CF, onde é vedado o anonimato. Seus comentários, pouco cognoscíveis, foram MODERADOS, haja vista que desconfio de um indivíduo que se esconde por trás de dados falsos ou que usa duas identidades diferentes para postar (e, ainda por cima, tão idiota que pensa que tais dados não seriam fornecidos…dúhhhhh), no mínimo bem intencionado não é.

    Aprenda a portar-se como adulto, deixe de ser um frangote covarde então QUEM SABE poderás reaver teu direito de expressão.

    De qualquer forma, agradeço a visita e comentário.
    Foi, no mínimo, hilário constatar tua ingenuidade.
    Abraços!

  21. 21 Juliana

    Em primeiro lugar, este não é um livro de auto-ajuda…Livro de auto-ajuda tem outro teor, uma abordagem completamente diferente…
    Em segundo lugar,este livro é Maravilhoso sim por que não passa uma idéia de como ser e sim dá um subsídio para quem quer ser e além do mais Humildade, Paz,Respeito,e tantas outras coisas e valores não deveriam ser julgadas como uma ordem de Deus e sim como um meio de se viver de uma forma igualitária em todo o mundo…Afinal de que adianta repudiar algo que realmente tem sentido?Se pararmos pra pensar sem o respeito,sem a humildade, sem a paz, como poderíamos viver?
    Como você e eu podemos estabelecer convívio sem que ao menos haja respeito?

    É só parar e pensar que podemos não concordar com tudo mas você sempre vai usar algum ensinamento Bíblico na sua vida…É uma questão lógica e óbvia!!!
    Os primeiros comentários me lembram os grandes pensadores iluministas…Sempre colocavam em dúvida o que já existia…Façam isso mesmo…Talvez assim vocês cheguem a um pensamento racional rs!!!
    BeijOs*

  22. Steven

    Obrigada pela visita.

    Quanto a seu comentário, infelizmente que está mal informada não sou eu, pois o NT foi escrito em Grego Koiné, dialeto típico das províncias romanas do primeiro século.

    Abraços.

  23. 23 Steve Mcqueen

    Achei interessante seus comentários, e já que são apenas comentários, vc poderia pelo menos comentá-los direito, já que a bíblia foi escrita em aramaico.O aramaico foi, possivelmente, a língua falada por Jesus e ainda hoje é a língua materna de algumas pequenas comunidades no Oriente Médio.Creio eu que, apenas por esse detalhe eu creio que vc não sabe direito o que está falando…

  24. Bom dia:

    Não aprovei o último comentário do João Bosco recebido na data de ontem.
    Minha primeira reação ao ler foi aprovar e contra-atacar. Mas isso não é uma guerra, não é ele meu inimigo capital.

    Também não posso seguir meus impulsos mais baixos, como andei fazendo (é, não me orgulho do meu último comentário, no qual acabei por ofender pessoalmente o João. Sou tentada a me justificar, alegando que fui provocada, pois dantes não o havia ofendido, enquanto ele não me dispensou mesmo tratamento. Mas isso não justifica nada, seria apenas uma desculpa torpe para meu comportamento condenável).

    O Fato é que o texto do comentário do João não é digno dele (que, no final das contas, não escreve mal, já tinha tido oportunidade de verificá-lo muito antes dele começar a comentar aqui); nem tampouco é digno do André, nem desse espaço, nem de mim.

    Esse espaço não foi criado para guerras improdutivas (Grandes guerreiros? A guerra não faz ninguém grande!), a finalidade é informativa, é para debates; apresentação de argumentos e contra-argumentos (tudo bem que o leitor poderá perceber quem abandonou o debate não refutando um só argumento apresentado e iniciando o ataque pessoal), o blog, como dito na postagem de apresentação, é totalmente despretensioso.

    O que realmente gosto é de Direito, assim, posto notícias do âmbito jurídico e faço meus comentários, quero compartilhar o que sei e aprender, o que só é possível se a contra-parte argumentar.

    Os demais assuntos são de meu interesse também, mas não estou numa guerra contra a religião ou algo parecido, só penso que a fé tem de se auto-sustentar, não utilizar como muletas um livro mágico, supostamente inspirado por um Deus, descrito como bom, justo, perfeito e onitudo, mas cujos atos (atrozes, cruéis) negam-no veementemente, livro este, cheio de erros históricos e científicos.

    Quer ser cristão? Seja, pôxa, só não venha tentar catequizar os outros, esfregando o tal livro como se fosse ele cheio de elevados preceitos morais ou defendendo sua inerrância.

    O texto diz ‘odiar’, prove que não é odiar. Não pode fazê-lo ou não o deseja? Pq então comentar? Pra que iniciar uma guerra? Pra que essa necessidade de levantar bandeiras com os textos bonitos do livro e enfiar embaixo do tapete os textos desconfortáveis?

    Ah…chega.

    Esse comentário já foi longe demais.

    Se for por algo válido, lutemos; se for por banalidades, que cada um siga seu caminho.
    Eu sei o que NÃO quero ser e o que eu NÃO quero que esse espaço se torne.

    Xingamentos….posso até conviver com eles, também posso rebatê-los…
    Os debatedores são capazes de se defender sozinhos, bem o sei, poderia ter aprovado o comentário (apesar de saber que o texto não é digno dele) e o deixado fazê-lo.

    Mas receber e ter de aprovar uma ofensa pessoal a um amigo está além de minhas forças; isso me dói, incomoda e desagrada. Como aqui é um espaço meu, não sou obrigada a tal.

    ==== O mundo lá fora já está uma bela droga, não preciso colaborar transformando ou deixando que esse espaço se transforme numa latrina ===
    Abraços a todos e fim.

    :::::::::::::::::::::::

  25. EBAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O crentinho (ou cretino) respondeu! Amo muito tudo isso. Senhoras e senhores, segurem os seus chapéus, pois eu sou o SENHOR! (e Fátima é a Senhora :-P )

    Agora é que lí as idiotices do André….

    Então vc vai discordar da postagem em grego, filhota?

    Fanfarrão…

    Nem pra xingar servem. tenta me chamr de bobo e que tenho cara de mamão. Fica mais adequado à sua idade mental.

    Flávio Josefo????
    PRovar???
    Leigo???

    Cadê a refutação? Cadê? Cadê?

    Isso é apologia de que? Como alguém pode discutir com um camarada tão grosso, sem classe, medíocre como esse camarada…

    Mas, que fala grego como ninguém, assim como hebraico e latim. :-D

    Voces dois..não conseguem interpretar siquer o que as pessoas escrevem por aqui..aliás…

    E vc não sabe ler em gregoooo.

    LEIGO!!!!!!!!

    desculpem viu???

    Eu desculpo sua ignorância, LEIGO!

    Acho que sou eu que escrevo ruim né?

    Escreve mal e porcamente. Não conhece seu próprio livro e não sabe GREGOOOOOO

    Esperneia, LEIGO!

    POde usar essa frase agora fora do contexto pra me rebater.

    MISEI, MISEI, MISEI, MISEI, MISEI, MISEI, MISEI, MISEI, MISEI

    Esperneia, LEIGO!

    A propósito…quanto tempo esse espaço aqui existe heim?

    Parece aquele babaquinha das Casas Bahia: Qué pagá quantu?

    Esperneia, LEIGO!

    Quantas visitas por dia???São tão donos de sí e intelectuais que deve atrair uma multidão de leitores para esse espaço…

    O suficiente para incomodar retardados e leigos como você, LEIGO!

    Só colocam o que querem, respondem em dupla e tem um blog medíocre.

    E vc não sabe grego, LEIGO!

    Já já chegam ao totald e visitas que tenho em apenas um dia….

    Com certeza não bate em visitantes e em qualidade o Palavras Sussurradas e muito menos o http://ceticismo.wordpress.com

    L E I G O ! ! ! !

    Parafraseando milorde Reverendo Peterson

    Bando de Céticos, qual é sua missão?
    Abrir à martelada a cabeça do cristão!
    Bando de Céticos, o que que você fazem?
    Postamos conteúdo até espernearem!
    Bando de Céticos, o que que você são?
    Somos maus e cruéis e detonamos a religião

    E vc é mocinha, LEIGO! :-D

  26. Agora é que lí as idiotices do André….
    André, parece que ele te chamou de idiota.

    Fanfarrão…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ei, André! Você toca n’alguma fanfarra?

    Flávio Josefo????
    João, lembre-se que foi vc quem disse que EU havia ‘pisado na bola’ quando falei que Flávio Josefo havia sido ‘desmascarado’. E se é para contextualizar, lembre-se que demonstrei onde constava que as alusões ao Cristo (contidas no texto de Flávio) eram falsas.

    PRovar???
    Leigo???
    Isso é apologia de que? Como alguém pode discutir com um camarada tão grosso, sem classe, medíocre como esse camarada…

    blá-blá-blá

    Voces dois..não conseguem interpretar siquer o que as pessoas escrevem por aqui..aliás…desculpem viu???
    Acho que sou eu que escrevo ruim né??? POde usar essa frase agora fora do contexto pra me rebater.

    Por falar nisso, a ortografia correta é SEQUER

    A propósito…quanto tempo esse espaço aqui existe heim????

    Há exatos 4 meses

    Quantas visitas por dia???São tão donos de sí e intelectuais que deve atrair uma multidão de leitores para esse espaço…

    Se quisesse público, teria criado um CIRCO, e você seria o ‘palhaço’ que entreteria as crianças.

    Só colocam o que querem, respondem em dupla e tem um blog medíocre.

    Impressionante como as ‘salsinhas do Senhor’ ‘perdem’ a linha facilmente, não é? Onde foi parar o tão propalado ‘Amor Cristão’? E, por falar em preceitos cristãos….deixou de cumprir suas próprias promessas (não por os pés, os olhos, os dedos …neste blog novamente): mas isso é compreensível, posto que a Bíblia está repleta de promessas não cumpridas: aprendeu ali como se portar!

    24,444 Hum….quanta gente…
    Já já chegam ao totald e visitas que tenho em apenas um dia….

    O livro da Bruna Surfistinha vendeu milhares de cópias. É o texto dela digno de uma cadeira na ABL?
    Novela das 8 têm imensa audiência. Propaga a verdade absoluta?

    Um dos blogs campeões de acesso aqui no wordpress é aquele que divulga ‘notícias’ do BBB. São tais assuntos relevantes?

    Finalizando:
    a) não refutou nenhuma informação postada, apesar de desfilar seu imenso currículum, querendo, com isso, alegar conhecimentos profundos sobre as questões tratadas.
    b) A única serventia de sua postagem foi me lembrar de dar continuidade à crítica do livro.

    :::::::::::::::::Que seu Deus te proteja, meu filho!:::::::::::::::::::::

  27. 24,444 Hum….quanta gente…
    Já já chegam ao totald e visitas que tenho em apenas um dia….
    JB

  28. Agora é que lí as idiotices do André….
    Fanfarrão…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Flávio Josefo????
    PRovar???
    Leigo???
    Isso é apologia de que? Como alguém pode discutir com um camarada tão grosso, sem classe, medíocre como esse camarada…
    Voces dois..não conseguem interpretar siquer o que as pessoas escrevem por aqui..aliás…desculpem viu???

    Acho que sou eu que escrevo ruim né??? POde usar essa frase agora fora do contexto pra me rebater.

    A propósito…quanto tempo esse espaço aqui existe heim???? Quantas visitas por dia???São tão donos de sí e intelectuais que deve atrair uma multidão de leitores para esse espaço…
    Só colocam o que querem, respondem em dupla e tem um blog medíocre.

    JB

  29. À todos os visitantes:

    Sejam bem-vindos!

    Recadinho básico:
    Aqui é meu blog, minha casa, ou melhor: o quintal de minha casa.

    Aqui recebo amigos, faço churrasco, divirto-me, jogo conversa fora, falo sobre os assuntos que me interessam….

    Este espaço está aberto a todos que queiram, sinceramente, debater/dialogar. Estou sempre pronta a fazer novos amigos.

    Está FECHADO para aqueles que não querem trocar informações, limitando-se a falácias (autoridade, ad hominen, et e al).

    Se utilizarem mal o espaço, perderão o direito de participar de todo e qualquer debate.

    Aqui:
    a) ninguém acredita em mitos,
    b) todos debatem sobre religião do mesmo modo que debatem outros assuntos (sem ficar ‘pisando em ovos’ ),
    c) exigem provas de tudo quanto for afirmado.
    d) se você acha que pode ser contundente ao defender o que acredita, não pense que outros não farão o mesmo, defendendo teses inversas às tuas.

    Não gostou? Não venha!
    Não tem provas? Não afirme!
    Acredita por fé? Admita-o!

    Só não torrem minha paciência, posto que isto aqui é para ser uma fonte de prazer, não de aborrecimento.

    Por ora é só.
    Abraços a todos!

  30. Nham! Nham! Mais um crente a cair nas minhas garras. MUAHAHAHAHA

    muito menos o do Sr. André que demonstrou uma incapacidade de debate fora do comum..passando da grosseria a paranóia.

    Mas, não me contradisse. hehehe>

    Sou cristão sim..não falei que não o era..

    Liga, não. Ninguém é perfeito. Vai provar que o Jóquei de Jegue existiu?

    Sou cristão protestante. Sou TEÓLOGO, SOU CIENTISTA DA RELIGIÃO COM ESPECIALIZAÇÃO, sou FILÓSOFO.

    Filosofia é o ato de caçar um gato preto que não existe, num quarto escuro. Teólogo é aquele que diz que encontrou o gato.

    Professor de Filosofia, história da teologia, apologética e religiões comparadas.

    Mas, não sabe grego suficiente pra saber que “miseo” significa “odiar”. Seus alunos estão muito mal-servidos.

    Eis minhas graduações.

    Ai, Ai. Falácia da autoridade…

    Minha cara Fátima, os livros que voce me apontou…já os lí..todos eles… QUanto aos links que me indicou…(sem palavras).

    Sou mau, não sou? 8) E posso ser pior ainda. Continuemos…

    Quanto a tua postura..sei muito bem respeitá-las pois meu mundo e o de viver na diversidade em unidade, pois trabalho com o mundo religioso em todas as vertentes possíveis (religiosas).

    Isso vindo de uma pessoa que apelo pro ad hominem por ser um pobre coitado incapaz de refutar as provas que eu coloquei. Sou mau, não sou? [2]
    Quanto ao que voce declarou ou deixou de declarar (que os cristãos são ignorantes…..(e voce falou também da dialética..(ts,ts)…maiêutica…a rainha..novamente provou pra que existe.
    Mesmo assim…muito obrigado amiga…

    Pelo menos cristãos mostram que ignoram grego…

    Quanto ao Sr. André…esse´realmente é um grosso…

    Mas, minha mulher tem que ficar contando isso pra todo mundo? Eu tenho atributos melhores além dos meus atrativos anatômicos.

    Eu não choraminguei absolutamente nada rapaz…nem sei por que estou a discutir com voce..sua capacidade de argumentação é fora do comum, demonstra toda a sua intelectualidade e capacidade polemista que faria os Pais da Igreja tremerem diante de suas argumentações profundas (das traduções King James, INVI, João Ferreira) Poxa!!! Grande conhecimento…

    E não refutou. Blé! Sou mau, não sou? [3]

    Olha que eu posso ir até onde vc leciona e roubar o seu emprego. Imagine só um graaaaaaaaaaaaande teólogo que tem conhecimentos básicos de grego… Lamentável.

    Grego Koinê????

    Coitadinho, ele nunca ouviu falar nisso. Não sabe nem que Platão escreveu nesta forma mais usual de grego. Tsc Tsc

    Tente conhecer a lingua grega, o hebraico…fazer exegese de textos, analisando outros textos para que possa formar suas próprias opniões.

    Sinto muito, mas o que vc quer é que eu use de eisegese. Eu apontei o sentido estrito da palavra e com fontes. Uma católica e outra protestante. Lamento, essa vc perdeu (e só pra constar: o Novo Testamento não foi escrito em hebraico).

    e não usar como “MULETAS” informações de outros que possuem esse mesmo sentimento…discussão não se faz com : EU CREIO! NINGUÉM ME CONVENCE! EU PROVO! OU EU ACHO!” Isso sim fica pra leigos!

    Eu ouvi alguma refutação? Não? Mas, como eu sou mau, muito mau meeeeeeeeeeeeesmo.

    (que no mundo eclesiástico, chama-se aqueles que não detem uma função eclesiástica e só Sr. André) Não misture as coisas…

    Amém, irmão! Mas, ainda assim, não refutou. Seu deus é um poço de ódio.

    Senhor dos céticos..o que é isso! Se voce é isso..jogarei os meus livros dos expoentes mundiais do ceticismo fora e vou seguir voce amigo…

    Se vc tem estes livros e não os entendeu, é porque é um pobre sujeito COM CONHECIMENTOS BÁSICOS DE GREGO AHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Adoro me divertir com crentes.

    Ultima coisa:

    Vai dizer que deus me ama e que arderei no inferno?

    Eu não disse que “meu pequeno conhecimento do grego é suficiente para afirmar….(homi…sei não)…

    Disseste:

    João Bosco, em fevereiro 1st, 2008 às 2:05 am Diz:

    GREGO! Não posso corrigir, polemizar um determinado texto se não vou para os originais…eitcha! Essa passou longe..
    Em meu pequeno conhecimento do grego…tenho certeza absoluta que sua explicação sobre esta passagem está totalmente..m,as totalmente distorcida..voce passou um pouquinho longe demais..

    Pega a sua violinha santa e enfia no saquinho sacro.

    Se chama…

    Te pegar com as calças na mão, LEIGO! Agora, PROVE que o Mendigo Palestino existiu. PROVE que a conjugação verbal não é referente a ODIAR. PROVE que eu estou errado e vc está certo. PROVE com evidências e não ficar de melodramama “Pai, Pai, manda o cético pru inferno que ele me fez passar vergonha, manda”.

    Vc disse que eu sou paranóico? Pode ser. Mas, uma coisa é certa, LEIGO, vc é mais um a espernear e não provar nada!

    ESPERNEIA LEIGO!

    Filo por que quilo!

    Alguém aqui esqueceu de colocar um hífen. Se uma pessoa comete um erro crasso desses em português, como quererá ler em grego com seus PEQUENOS CONHECIMENTOS?

    Como diriam os jesuítas(e olhe que sou protestante (rs)): FOECI QUODO PUTUI, POTENTES FECIUNT MELIORA.

    Asinvs asinvm fricat.

    No latim clássico, não existe a letra U. LEIGO !

    Termino com um chavão bem clichesado: Desculpa qualquer coisa..mas me desapontei com o nível e a educação..aqui não ponto mais os pés (ops!)….os dedos (ops!) os olhos!

    Taí um sujeito que colocou os pés pelas mãos. Acontece… E antes que eu me esqueça…

    ESPERNEIA, LEIGO!!!!!!!!!

    Com relação ao texto fake, de Flávio Josefo, recomendo os livros do Dr. Goodspeed e não os lixos do apologético Josh McDowell. Se querem algo um pouquiiiiiiiiiinho mais antigo, Orígenes em “Contra os Cristãos” mostra o porque este MITO chamado Jesus não pode ser levado mais a sério do que o Saci Pererê. Porfírio em Adversus Christianas mostra um trabalho acurado nesse sentido. Em suma, deixo um recadinho aos “Joãos Boscos” da vida: VÃO ESTUDAR!

  31. João :

    Não ví nem lí o que o Sr. André havia postado..felizmente…entendí suas palavras e não vou rebatê-las…
    Pois deveria, João! Não entendo pq não o faz.

    BREVE RESUMO DO ‘DEBATE:
    a) Psicologia não é Ciência, sob a visão popperiana. Assim, o autor do livro induz as pessoas a erro,
    b) O Livro diz que Jesus foi o maior psicólogo que EXISTIU. Eu afirmei que ele não passa de um mito copiado de outros mitos pagãos. Coloquei links com fontes,
    c) Sobre as mensagens supostamente deixadas por Jesus, demonstrei que os teístas mostram apenas as ‘bonitas’ e omitem as ‘desconfortáveis’. Dei exemplos.

    Em teus comentários, você:
    a) Ignorou sumariamente a questão levantada a cerca da visão popperiana da ciência,
    b) Alegou que eu havia errado ao mencionar que Flávio Josefo & Cia haviam sido desmascarados,
    c) Disse que era cético,
    d) Insinuou que eu chamava todos os teístas de burros,
    e) Insinuou que eu havia distorcido a palavra em Lucas,
    f) Argumentou que eu devo ter ‘problemas’ por debater da forma como debato,
    g) Mencionou Rudolf Bultmann,

    Em minha resposta:
    a) Argumentei sobre as falsificações implementadas no texto de Flávio Josefo,
    b) Aduzi que em nenhum momento chamei os teístas de burros,
    c) Argumentei que debato religião da mesma forma que debato outros assuntos,
    d) Demonstrei que sua suposição, de que eu tenho ‘problemas’, é uma TÍPICA justificativa teísta,
    e) Demonstrei que conheço a obra de Rudolf Bultmann.

    Na nova resposta, você:
    a) Recusa-se a debater tanto meus argumentos sobre a psicologia enquanto ciência quanto o que mencionei sobre Flavio Josefo,
    b) Resolveu ‘passar a largo’ nas questões suscitadas por André e Tyrannus (que refutam tua alegação de distorção da palavra na passagem de Lucas – odiar ou aborrecer). E o faz mesmo alegando ter conhecimento para tal (conhecimento em grego),
    c) Limita-se a desfilar seu curriculum,

    RESPOSTA:

    a) Sobre suas qualificações curriculares: Parabéns! Mas anoto que isso é falácia da autoridade.
    b) Sobre seu não retorno: acho uma pena e, em me íntimo, acho que isso revela covardia. Se possui tanto conhecimento quanto alega, pq não prova que a menção de Jesus em Flávio Josefo não é uma reles falsificação? Pq não prova que a palavra certa em Lucas é ABORRECER e não odiar?
    c) Sobre sua religião, já disse que respeito os teístas, especialmente aqueles que tem uma FÉ que se sustenta a si mesma. Mas anoto que você MENTIU, pois em seu primeiro comentário havia alegado que era CÉTICO,
    d) Sobre os livros que você leu: bom para você. Só anoto que em seu comentário você superestimou minha ‘burrice’: foi você quem achou que eu não conhecia Rudolf Bultmann (ah…é essa a agrafia correta, viu?). Sobre Finkelstein (que você disse que leu), lembra-se o que ele fala (e prova) sobre o Êxodo? O que teria a dizer sobre isso?
    e) Sobre o nível de educação do presente blog. Mostre onde eu fui mal-educada, por favor. Você comenta meu texto sem rebater uma só vírgula do que eu disse; insinua que eu DISTORCI o texto em Lucas, sem, contudo, comprová-lo, insinua que eu tenha OFENDIDO teístas (coisa que eu não fiz)….Enquanto isso, eu o trato com respeito, corrijo o erro de um outro debatedor…enfim….a mal-educada sou eu?

    Finalizando (sobre Flávio Josefo):

    A crítica tem considerado o texto de Josefo sobre Jesus como uma interpolação posterior ou adulteração do texto original. Crê-se que sendo Josefo um historiador meticuloso dedica uma referência muito pequena a pessoa de Jesus, que possuindo a importância que o texto dedica deveria ser tratado com maior exaustão do que João Batista, a quem são dedicados longos trechos. Este argumento aliado ao fato de que nenhum autor faz alusão ao texto antes de Eusébio de Cesaréia (quarto século), que os escritos de Josefo vieram através de fontes cristãs e testemunhos contrários como os de Orígenes fizeram com que o texto fosse considerado apócrifo.
    Orígenes escrevendo em 240 fala a respeito da referência de Josefo a Tiago como irmão de Jesus no mesmo Antigüidades Judáicas mas não menciona o Testimonium Flavianum. Orígenes afirma que Josefo “não considerava Jesus como sendo o Cristo” (“Comm.Matt x17″) e “não diz nada dos feitos maravilhosos de nosso Senhor” (Stromateis, ii 2), mas o “Testimonium” declara que Jesus é o Cristo. Isto fez com que, a partir do século 17, filologistas sugerissem que o Testimonium Flavianum não constava das cópias mais antigas ou pelo menos não na presente forma.
    Muitos historiadores modernos tem argumentado que a passagem quebra a continuidade da narrativa e que são usadas palavras incomuns nos textos de Josefo, por exemplo Emilio Bossi escreve o seguinte:
    ” Esta passagem, ou período, está como que a esmo, em meio de um capítulo, sem conexão alguma com quanto a precede ou se lhe segue, alinhavada, por assim dizer, na descrição de um castigo militar infligido à populaça de Jerusalém e a dos amores de uma dama romana e de um homem que obtém os seus favores, fazendo-se passar, graças aos sacerdotes de Isis, por uma personificação do Deus Anúbis. Estes dois acontecimentos estão ligados pelo mesmo historiador com um outro, porque ao relatar o segundo chama-o outro acidente deplorável, de onde se depreende que esse outro acidente só pode relacionar-se com o primeiro, isto é, com a sedição popular e a repressão que se lhe seguiu.”
    A passagem também foi encontrada em um manuscrito da obra anterior de Josefo: As guerras judaicas, contudo é óbvio que se trata de uma falsificação.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Testimonium_Flavianum

    Se voltar, será recebido e bem-vindo, desde que apresente contra-argumentos, deixando as falácias de lado.

    Abraços.

  32. Amiga Fátima…
    Não ví nem lí o que o Sr. André havia postado..felizmente…entendí suas palavras e não vou rebatê-las…muito menos o do Sr. André que demonstrou uma incapacidade de debate fora do comum..passando da grosseria a paranóia. Deixa eu corrigir algumas coisas sobre minha pessoa, o que eu omiti e não declarei, justificar-me pra voce e o André, me despedir de voces e não mais aqui voltar.

    Sou cristão sim..não falei que não o era..talvez tenha escrito de maneira incorreta e que tenha sido interpretado de maneira errada. Sou cristão protestante. Sou TEÓLOGO, SOU CIENTISTA DA RELIGIÃO COM ESPECIALIZAÇÃO, sou FILÓSOFO. Professor de Filosofia, história da teologia, apologética e religiões comparadas. Eis minhas graduações. Minha cara Fátima, os livros que voce me apontou…já os lí..todos eles… QUanto aos links que me indicou…(sem palavras).
    Quanto a tua postura..sei muito bem respeitá-las pois meu mundo e o de viver na diversidade em unidade, pois trabalho com o mundo religioso em todas as vertentes possíveis (religiosas).
    Quanto ao que voce declarou ou deixou de declarar (que os cristãos são ignorantes…..(e voce falou também da dialética..(ts,ts)…maiêutica…a rainha..novamente provou pra que existe.
    Mesmo assim…muito obrigado amiga…

    Quanto ao Sr. André…esse´realmente é um grosso…
    Eu não choraminguei absolutamente nada rapaz…nem sei por que estou a discutir com voce..sua capacidade de argumentação é fora do comum, demonstra toda a sua intelectualidade e capacidade polemista que faria os Pais da Igreja tremerem diante de suas argumentações profundas (das traduções King James, INVI, João Ferreira) Poxa!!! Grande conhecimento…

    Grego Koinê????

    Tente conhecer a lingua grega, o hebraico…fazer exegese de textos, analisando outros textos para que possa formar suas próprias opniões..e não usar como “MULETAS” informações de outros que possuem esse mesmo sentimento…discussão não se faz com : EU CREIO! NINGUÉM ME CONVENCE! EU PROVO! OU EU ACHO!” Isso sim fica pra leigos! (que no mundo eclesiástico, chama-se aqueles que não detem uma função eclesiástica e só Sr. André) Não misture as coisas…

    Senhor dos céticos..o que é isso! Se voce é isso..jogarei os meus livros dos expoentes mundiais do ceticismo fora e vou seguir voce amigo…Ultima coisa: Eu não disse que “meu pequeno conhecimento do grego é suficiente para afirmar….(homi…sei não)…

    Se chama sarcasmo….pra não dizer outra coisa da filosofia.

    Filo por que quilo!

    Como diriam os jesuítas(e olhe que sou protestante (rs)): FOECI QUODO PUTUI, POTENTES FECIUNT MELIORA.

    Termino com um chavão bem clichesado: Desculpa qualquer coisa..mas me desapontei com o nível e a educação..aqui não ponto mais os pés (ops!)….os dedos (ops!) os olhos!

    Jota Bê.

    http://www.joaobosco.wordpress.com

  33. Dom Bosco pode não ser cristão (mea culpa, mea culpa). Mas afirmar que o “pequeno conhecimento em grego” (sic) dele é suficiente pra afirmar que não existe tal verbete em koiné só me obriga a dizer uma coisa:

    ZERO-DOIS! VC É UM FANFARRÃO!!!!!

    Assim falou SENHOR dos Céticos. ;)

  34. André

    A fim de agir com a maior justiça possível, necessário que eu faça algumas correções:

    a) O João não viu teu comentário com a menção aos originais gregos. Ambos os comentários (seu e o dele) aprovei apenas na manhã de hoje; assim, ele não teve oportunidade de ver teu comment. Todavia, entendo sua ‘indignação’, posto que, da forma como constou no blog, tendo seu comentário sido feito antes do dele, pareceu realmente que ele tinha ignorado suas referências ao texto.

    b) O João se auto-declarou cético (e não crente),

    c) O pior na postagem de João foi ele haver insinuado que em minha postagem (crítica ao livro) eu, de alguma forma, dava a entender que os teístas são burros. Nunca falei isso.

    Quanto à esta discussão sobre a palavra constante em Lucas (odiar ou aborrecer), creio que tanto você quanto o Tyrannus puseram termo à querela.

    Mais uma vez, obrigada pela visita e comentários.

    Abraços!
    :)

  35. Gostei da parte que no João ficou choramingando pq disseram que os cristãos são analfabetos. Eu não li nada disso.

    Em fato, pessoalmente eu acho que não são analfabetos. Se dividem em duas categorias

    a) Os que enganam as pessoas, fazendo-as crer em algo que não possui a menor evidência histórica (resumindo: mau-caráter).

    b) Os que se deixam enganar (burros).

    Bom, de minha parte, podem acreditar até na Fada do Dente. Pelo menos ela nunca mandou odiar ninguém…

  36. Como bom crente, João Bosco (o do vinho?) não leu toda a postagem e nem os comentários. Pois eu afirmei e PROVEI (buaaahahahaa, tremei, ó crentes) que o original em grego diz misei. Fim da linha. Qual o problema de usar a King James? Ou prefere o lixo da NIV? Vai quer que sim, pois ela é cheia de remendos.

    Em suma (e parafraseando um conhecido meu): VAI ESTUDAR, LEIGO!!!!!!!!

  37. Tyranno

    Olá!

    Obrigada por tua colaboração!

    Agora creio que este ‘blá-blá-blá’ sobre a suposta distorção do texto (seria aborrecer ou odiar?) encontrará fim!

    Abraços, sê bem vindo e volte sempre!
    ;)

  38. Há uma versão online da bíblia que usa a palavra “odiar”:

    “Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher…”
    http://www.bibliacatolica.com.br/01/49/14.php

    Abraços

  39. João:

    Olá!

    Você disse que: :

    Concordo com a amiga que esse livro..realmente força a barra…mas de todo ruim não..nem tanto.

    Bom, esta é a sua opinião, com a qual eu não concordo. Penso que você, ao afirmar que ele não é de todo ruim, pode ter levado em consideração o fato de que ele possa ajudar alguém. Quanto a mim, penso que ele pode é fornecer muletas e para quem as deseja ou com elas se conforma, ele até que não é ruim de todo não…

    Que ele é auto ajuda e eu detesto também esse tipo de leitura..td bem também…

    E como todo livro de auto-ajuda, ele ‘ajuda’ as pessoas a ‘mascarar’ seus próprios problemas. Mas o PROBLEMA maior está no fato do autor desejar associar ‘ciência’ a mitos religiosos, INDUZINDO os leitores a erro. A Ciência não admite o que não pode ser provado e todos os mitos religiosos se enquadram nesta categoria.

    MAs que os coleguinhos : Flávio Josefo e Cia foram desmascarados…hiiiii Quem pisou na bola foi voce.

    Existem pessoas que usam Flavio Josefo para defender o cristianismo.

    A interpretação da Bíblia e da mitologia comparada não resiste a uma confrontação com a história. Flávio Josefo, Justo de Tiberíades, Filon de Alexandria, Tácito, Suetônio e Plínio, o Jovem, teriam feito em seus escritos, referências a Jesus Cristo. Todavia, tais escritos após serem submetidos a exames grafotécnicos, revelaram-se adulterados no todo ou em parte, para não se falar dos que foram totalmente destruídos. Além disso, as referências feitas a Crestus, Cristo ou Jesus, não são feitas exatamente a respeito do Cristo dos Cristãos.

    Para saber mais, acesse o texto: Jesus Cristo, a Maior farsa de todos os tempos.

    Link: http://ceticismo.wordpress.com/2007/02/07/a-maior-farsa-de-todos-os-tempos-as-provas-e-as-contra-provas/

    Segundo: Se eu sou cético. (é ponto final! Ninguém vai mudar minha opnião se eu não quiser…) mas dizer que é falácia…todas as suas palavras bem como os de ateus que “repudiam” o cristianismo me soam como revoltas, ódio, traumas..sei-lá-o-que.


    1º Opinião = não estou eu tentando mudar a opinião de ninguém. Se os teístas querem acreditar em seres imaginários, problema deles. Assim como eles tem o direito de defender o que acreditam, tenho eu o mesmo direito de defender que a VERDADE é muito melhor do que mentiras. Basear a vida em mentiras é como construir castelos de cartas.
    2º ‘Revoltas’ = Me admira que um cético use as típicas justificativas religiosas (n.º 23 – “Você deve ter problemas”) É realmente surpreendente!.

    Link das típicas justificativas: http://ceticismo.wordpress.com/religiao/tipicas-justificativas-religiosas/#23

    É uma crença. Tem seus mitos, seus simbolos..mas é uma crença…ninguém vai convencer do contrário…achar que todo cristão é analfabeto, ignorante, mal informado..ts, ts…

    Caro João, peço que me faça o favor de não colocar palavras em minha boca. Aponte ONDE eu disse eu todos os cristãos são analfabetos/ignorantes. Isso seria uma generalização e ‘toda generalização é falha’. Aliás, existem céticos que agem de forma equivocada também, não é mesmo? :D

    Acho amiga que nas discuções once a razão e lógica estão presentes..como voce tenta fazer…emoção se deve deixar de lado. Isso é coisa pra religioso…o ateu, o cético não deve usar desse artifício em sua argumentação.

    Sim, sou pessoa emotiva, profundamente apaixonada por idéias que tenham sustentáculo científico. Adoro dialética, pois do embate dos opostos podem sair coisas excelentes (tese versus antítese = síntese),estou aberta a discutir todo e qualquer assunto, como é o caso deste nosso ‘debatezinho’, não?

    Mas….o seu texto é muito bom. Vc escreve muitíssimo bem.
    Na verdade não, escrevo eu muito mal. Mas como constou na postagem de abertura do presente blog, é ele totalmente despretensioso; não busco um Nobel ou uma cadeira na ABL.

    Só recomendo que para ser uma boa cética…esqueça a emoção..isso (repito) é coisa de religioso que não sabe argumentar é grita logo: MAS EU CREIO!!!!!!!!!!!!!!

    Recomendação/conselho devidamente registrado

    Mais uma coisa….Como bom nordestino eu diria…..OXENTE!
    Que versão voce utilizou para fazer esse comentário distorcido das Escrituras Sagradas para os cristãos???? King James?
    Por que procurou no grego amiga???? Ham???
    GREGO! Não posso corrigir, polemizar um determinado texto se não vou para os originais…eitcha! Essa passou longe..
    Em meu pequeno conhecimento do grego…tenho certeza absoluta que sua explicação sobre esta passagem está totalmente..m,as totalmente distorcida..voce passou um pouquinho longe demais..se está afimd e riscar do mapa esse livro que já disse (não gosto dele). Tudo bem..mas distorcer o que um texto escrito em grego diz…é outra…

    Agora fiquei em dúvida se você leu toda a postagem (?!) Não fui eu quem afirmei que os ORIGINAIS (do NT) foram escritos em grego. Leia novamente, por favor. Se discordar da fonte, rebata lá, ok?

    Vamos deixar isso pra os teólogos cristãos…
    Olha só: sobre dismitologização quem é bom nisso (ou foi) foi o Rodolfo Bultman. Pronto!
    Abraços novamente…

    Seguirei teu conselho e deixarei para os teólogos, veja a introdução ao livro de Bultman, feita pelo Dr. Godofredo Brakemeir, professor de Teologia Sistemática na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo (RS):

    O afã de libertar a teologia das amarras históricas conduz Bultmann a um desinteresse quase total com relação à história subjacente ao evangelho. Ele desaprova a caça ao ‘Jesus histórico’. Identifica o “Jesus Histórico’ com o ‘Cristo segundo a carne’…Bultmann parece ter até mesmo prazer em desmantelar os alicerces históricos da fé. Isto não porque fosse impossível saber algo a respeito, mas porque a fé não deve recorrer a provas para as sas certezas….Devido à importância que cabe à proclamação de Jesus, um rápido esboço da mesma é apresentado por Bultmann. Mas essa concessão não anula o seu juízo de que o Jesus histórico não tem lugar numa teologia do Novo Testamento…

    Bom, isso não fui eu quem afirmei, certo? Foi um teólogo, que comentando o escritor que mencionastes, aduz que referido escritor não defende a historicidade do Jesus narrado na bíblia.

    Aliás, a figura de Jesus, tal qual narrado na bíblia, é absolutamente INVISÍVEL para a Ciência (e para o mundo arqueológico). Se quiser maiores informações, acesse Jesus Invisível.

    Link http://ceticismo.wordpress.com/2007/03/01/jesus-e-invisivel-no-registro-arqueologico/

    Se não há comprovação de que a figura histórica de Jesus existiu, pq teria eu de acreditar nela?

    Discuto religião do mesmo modo como discuto qualquer outro assunto. Aliás, esta é uma das grandes ‘reclamações’ que Richard Dawkins faz: ‘pq não se pode discutir religião como se discute qualquer outro assunto” (in “Deus, um delírio”)?.

    Pra mim é o mesmo que discutir sobre o Saci-Pererê.

    Quanto à fé? Eu respeito a fé das pessoas, especialmente aquelas que ADMITEM que crêem, independentemente do que diz a Ciência, pois para mim, a fé tem de se auto-sustentar e não usar como MULETA um livro repleto de erros históricos/contradições.

    E se quiser saber mais sobre a Bíblia e as supostas provas arqueológicas, recomendo a obra de Israel Finkelstein e Neil Silberman (A Bíblia não tinha razão). Seria de grande valia para você e para todos os que pretendem discutir sobre a trilogia judaísmo/cristianismo/islamismo.

    De qualquer forma, agradeço tua visita e comentário.

    Abraços!
    ;)

    :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    André

    Obrigada pela visita e pelo comentário enriquecedor.

    Abraços!

  40. Mais uma coisa….

    Como bom nordestino eu diria…..OXENTE!

    Que versão voce utilizou para fazer esse comentário distorcido das Escrituras Sagradas para os cristãos???? King James?
    Por que procurou no grego amiga???? Ham???

    GREGO! Não posso corrigir, polemizar um determinado texto se não vou para os originais…eitcha! Essa passou longe..
    Em meu pequeno conhecimento do grego…tenho certeza absoluta que sua explicação sobre esta passagem está totalmente..m,as totalmente distorcida..voce passou um pouquinho longe demais..se está afimd e riscar do mapa esse livro que já disse (não gosto dele). Tudo bem..mas distorcer o que um texto escrito em grego diz…é outra…
    Vamos deixar isso pra os teólogos cristãos…
    Olha só: sobre dismitologização quem é bom nisso (ou foi) foi o Rodolfo Bultman. Pronto!
    ]Abraços novamente…

  41. Concordo com a amiga que esse livro..realmente força a barra…mas de todo ruim não..nem tanto.
    Que ele é auto ajuda e eu detesto também esse tipo de leitura..td bem também…
    MAs que os coleguinhos : Flávio Josefo e Cia foram desmascarados…hiiiii Quem pisou na bola foi voce. Segundo: Se eu sou cético. (é ponto final! Ninguém vai mudar minha opnião se eu não quiser…) mas dizer que é falácia…todas as suas palavras bem como os de ateus que “repudiam” o cristianismo me soam como revoltas, ódio, traumas..sei-lá-o-que.
    É uma crença. Tem seus mitos, seus simbolos..mas é uma crença…ninguém vai convencer do contrário…achar que todo cristão é analfabeto, ignorante, mal informado..ts, ts…

    Acho amiga que nas discuções once a razão e lógica estão presentes..como voce tenta fazer…emoção se deve deixar de lado. Isso é coisa pra religioso…o ateu, o cético não deve usar desse artifício em sua argumentação.

    Mas….o seu texto é muito bom. Vc escreve muitíssimo bem. Só recomendo que para ser uma boa cética…esqueça a emoção..isso (repito) é coisa de religioso que não sabe argumentar é grita logo: MAS EU CREIO!!!!!!!!!!!!!!

    aBRAÇOS,

    JB

  42. Metendo meu bedelho na fabulosa postagem de Miss Fátima, reitero o versículo Lucas 14:26, que em grego diz:

    ει τις ερχεται προς με και ου μισει τον πατερα εαυτου και την μητερα και την γυναικα και τα τεκνα και τους αδελφους και τας αδελφας ετι δε και την εαυτου ψυχην ου δυναται μου μαθητης ειναι

    Conforme: http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/B42C014.htm

    O detalhe é o significado de misei (μισει), que é forma derivativa do verbo miseo (μισεω):

    from a primary misos (hatred); to detest (especially to persecute); by extension, to love less:–hate(-ful).

    Conforme: http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/STRGRK34.htm#S3404

    Até hoje, nunca vi uma Ovelhinha do Senhor rebater isso. A questão do “aborrecer” é simples: as primeiras edições da Bíblia em Língua Portuguesa foram de autoria de João Ferreira de Almeida. Na época, o português tinha outros significados para algumas palavras (vejam o termo “descobrir”. No tempo de Cabral, este termo significava “tomar posse”. As conclusões deixo para vocês). Isso pode ser observado em muitos textos de Eça de Queiroz, em que ele usa “aborrecer” como sinônimo de “odiar”

    O mais curioso é que alguns sites religiosos confirmam isso (com o devido melzinho pra enganar otário).

    2. A passagem paralela de Lc 14.26, é ainda mais enfática, senão vejam: “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo”. Para vir a Cristo e ser discípulo dele, é preciso estar disposto, se preciso for, a aborrecer pai, mãe, mulher, filhos, irmãos e ainda a própria vida. A palavra “aborrecer”, significa no seu sentido literal, “odiar”, “detestar”. Eu creio que Cristo não estava ensinando isto em seu sentido absoluto, mas usando, isto sim, uma linguagem mais forte do que a nossa, para enfatizar o que dizia. Jesus não iria contrariar a Palavra de Deus, que ensina princípios de relacionamento familiar

    Fonte: http://www.sermao.com.br/sermao.asp?id=232

    Que exemplo para um rabi, não é mesmo? ;)

    • 43 Wagner

      Não só isso, como o português é uma língua ibérica e reparte 85% dos vocábulo do espanhol, aborrecer em espanhol é odiar, assim como oportuguês arcaico em que aborrecer também significava odiar.

  43. Ricardo

    Nem comecei ainda a relatar o teor do texto (prometo que ingressarei no ‘mérito’ amanhã).

    Só lendo mesmo. Pior que ele só:
    a) Mulher que ora,
    b) Este mundo tenebroso.

    Aquilo sim é hilário!!!

    Infelizmente são recordes de venda, como você mesmo disse.

    Seria tão melhor se as pessoas se dedicassem a leituras melhores, como o que citastes “Deus, um delírio” (aliás, excelente esse, hein?).

    Agradeço sua visita e comentário.

    Espero que acompanhe o desenrolar da crítica a este livro: no mínimo lhe renderá boas horas de diversão gratuita.

    Abraços!
    :)

  44. Já tinha me deparado com a capa desse livro nas minhas frequentes visitas a sites que vendem livros, como Submarino e Livraria Saraiva(que agora resolveu ser uma loja de informática também). Estava intrigado, o que fazia aquele livro ao lado de grandes nomes como Deus, um Delírio, 1808 e entre outros na seção ‘mais vendidos’.

    Inclusive já tinha visto um livro com capa muito semelhante, chamado “Jesus, O maior líder que já existiu, a capa é praticamente um plágio.

    Mas diante de tudo isso, só posso comentar que Jesus, não foi nem o maior psicólogo nem o maior líder que já existiu, ele definitivamente foi o maior vendedor de livros que já existiu, começando pelo best seller: Biblia.

    Hahaha


  1. 1 Teste: Quem disse isso? « Tyrannosaurus Rex

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.